• Radio Catedral

Com inspiração na vida de São Vicente de Paulo, Padre Leandro Monaia é ordenado

Por Fabíola Castro*


Na manhã do último sábado, dia 29, deste mês de agosto dedicado às vocações, foi ordenado sacerdote para a Igreja Particular de Juiz de Fora, o Padre Leandro de Senna Monaia. Esta foi a quarta ordenação das cinco marcadas para esse período, depois de serem adiadas no início do ano por conta da pandemia do novo coronavírus.


A Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, foi realizada na Catedral de Juiz de Fora, concelebrada por alguns padres, com a participação apenas de diáconos, seminaristas, familiares e amigos do neo-sacerdote e com transmissão pelos meios de comunicação arquidiocesanos.


O Rito de Ordenação Sacerdotal é realizado após a Liturgia da Palavra, constituído por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.


Dom Gil disse que apesar do momento diferente que todos estão vivendo, das dificuldades da pandemia, cada ordenação de um novo presbítero é oportunidade de ação de graças.

O Arcebispo lembrou que o novo padre vem de uma família muito religiosa, de Vicentinos que realizam um trabalho muito bonito e importante com os pobres.

Foram oito anos de caminhada formativa e como diz a canção “Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar”. Padre Leandro falou com gratidão do momento que marca um novo passo desse caminho.

Padre Leandro, assim como Dom Gil, lembrou da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), da qual sua família faz parte. Seu lema de ordenação é baseado em uma frase e na vida do Santo.

Para a mãe do novo sacerdote, Sueli Ferreira de Senna Monaia, o caminho até a ordenação não foi fácil, mas uma grande vitória.

Aparecido José Cândido Monaia, pai do Padre Leandro, falou com orgulho do filho que o acompanhou nos trabalhos sociais com os pobres e agora servirá a Igreja como sacerdote.

Para o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, que acompanha de perto a formação dos futuros padres, toda ordenação é motivo de muita alegria.

Padre Leandro Monaia que já estava servindo como Diácono na Paróquia São João Nepomuceno, na cidade de mesmo nome, permanece nesta comunidade como vigário paroquial. As suas primeiras Missas foram celebradas neste domingo (30), em sua paróquia de origem, a Paróquia São Pio X, em Juiz de Fora, e também na Paróquia São João Nepomuceno.


*Sonoras: Danielle Quinelato

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .