top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Com chegada de período chuvoso, ações de prevenção se fazem necessárias ao longo do ano – Defesa Civil divulga balanço de 2023 em Juiz de Fora

Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira

*Foto: Defesa Civil | Divulgação.

O período chuvoso 2024 já começou e ações de prevenção são necessárias ao longo de todo ano. A Defesa Civil de Juiz de Fora divulgou um balanço  de ações preventivas, estratégias de resposta e programas de conscientização para enfrentar desafios emergenciais e reduzir os impactos de eventos adversos na região realizados em 2023.

 

Mais de 60% das vistorias realizadas, segundo o órgão, ao longo do ano tiveram caráter preventivo. A engenheira e supervisora do voluntariado e educação preventiva da Defesa Civil, Amanda Rodrigues, fala sobre o trabalho de mapeamento.



Amanda Rodrigues destacou as ocorrências mais comuns na cidade, destacando que o trabalho realizado tem caráter pró-ativo.



Ao longo do ano a Defesa Civil realiza capacitações, segundo Amanha Rodrigues, tanto internas quanto para as pessoas em possíveis áreas de risco.



A engenheira Amanda Rodrigues ressalta a importância de se ter o plano de contingência para o período chuvoso.



Amanda Rodrigues dá orientações para que as pessoas observem alguma situação de risco durante as chuvas.

 


De acordo com a Defesa Civil, a fim de garantir que alertas sobre situações emergenciais sejam vistos com mais rapidez, Juiz de Fora foi uma das sete cidades escolhidas para participar do projeto piloto da Defesa Civil Nacional para emissão de alertas em formato de Flash SMS.

 

A iniciativa foi desenvolvida pela Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) que possibilita que a mensagem de alerta apareça na tela sem que o usuário precise clicar para abri-la.

 

A população deve ficar atenta às orientações e aos alertas da Defesa Civil, que são publicados nas redes sociais e enviados via SMS.

 

Para receber os alertas da Defesa Civil, é só enviar um SMS com o CEP para o telefone 40199. O serviço é gratuito.

4 visualizações0 comentário
bottom of page