Com 29 milhões de brasileiros sem acesso à internet, Brasil ainda enfrenta os desafios da inclusão digital
- Silvia Carvalho
- 3 de mar.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Apesar dos avanços no acesso à internet no Brasil, 29 milhões de pessoas ainda não estão conectadas, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2024. O levantamento, realizado pelo Cetic.br, revelou que 84% da população brasileira, ou 159 milhões de pessoas, acessam a internet. Quando se consideram os usuários de aplicativos que necessitam de conexão, esse número sobe para 166 milhões, representando 89% da população. Porém, a exclusão digital ainda é uma realidade significativa no país.
Outro dado preocupante é que apenas 22% da população possui conectividade significativa, ou seja, acesso à internet com qualidade, dispositivos adequados e habilidades digitais suficientes. Nas classes D e E, esse índice é de apenas 3%, reforçando as desigualdades sociais. Para o professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Estácio, Anderson Cruz, o custo é uma das principais barreiras quando o assunto é a conexão digital.
Anderson Cruz lembra que a velocidade também é um empecilho importante quando o assunto é o acesso de qualidade à internet.
O professor explica que parte das pessoas só consegue acessar a internet a partir de políticas públicas e em espaços públicos.
Anderson Cruz explica que a internet de qualidade é muito importante, principalmente na educação.
Anderson Cruz também destaca que a internet de qualidade permite mais acesso à informação, evitando as chamadas fake news.
Clique aqui para conferir a pesquisa completa TIC Domicílios 2024.
留言