*Por Danielle Quinelato
*Imagem de Freepik
No início deste mês, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e dentro das comemorações dos 173 anos da cidade, a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio do Demlurb, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, anunciou a ampliação das rotas de coleta seletiva, contemplando todas as regiões de planejamento do município.
A ação faz parte do projeto Lixo Zero, que tem a sua atuação orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, Organização das Nações Unidas. A Diretora-geral do Demlurb, Ana Luisa Guimarães, ressalta que Juiz de Fora se torna a primeira cidade de Minas Gerais, com nível habitacional acima de 200 mil, a atender 90% da população de seu município com coleta seletiva.
Diariamente, o Demlurb está coletando em média quatro toneladas de materiais recicláveis, o dobro do que era recolhido. De acordo com a Diretora-geral do Demlurb, a ampliação inclui 53 novos bairros e localidades. Assim, o serviço chega a cerca de 148 mil residências, atendendo, aproximadamente, 465 mil juiz-foranos.
Ana Luisa Guimarães ressalta a importância do projeto, tendo em vista as famílias beneficiadas e a proteção do meio ambiente.
Atualmente, de acordo com informações da Prefeitura de Juiz de Fora, a média de lixo reciclado no Brasil é de 0,2%. A partir de agora, com a ampliação da coleta seletiva, Juiz de Fora fica acima da média nacional, com 0,6% de lixo reciclado.
As novas rotas da coleta seletiva já estão em operação. Os horários e locais da coleta seletiva podem ser conferidos no Portal do Demlurb.
Comentarios