top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cobradores nos ônibus: Sinttro e PJF divergem após reunião do Conselho Gestor do Transporte Urbano

Por Rádio Catedral


A situação envolvendo o futuro dos postos de trabalho dos cobradores no transporte urbano de Juiz de Fora teve mais um capítulo nesta semana.


Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Juiz de Fora (Sinttro) apresentaram versões divergentes sobre o resultado da reunião do Comitê Gestor do Transporte Urbano.


O Executivo anunciou um acordo permitindo que os ônibus circulem aos domingos sem os cobradores. O Sindicato desmentiu e afirmou que a categoria vai decidir em assembleia que ainda será marcada.

O Consórcio Via JF ainda não se posicionou sobre o assunto. Quando houver uma manifestação, esta matéria será atualizada.


A reclamação do Sinttro

Nesta quarta-feira, 18, o Sinttro divulgou nas redes sociais que enviou ofício solicitando punição ao Consórcio Via JF por descumprimento do contrato de concessão a respeito de circulação de linhas sem cobrador.


A reunião do Comitê Gestor


Nesta quinta-feira, 19, houve uma reunião com a presença de representantes do Sindicato, do Consórcio Via JF e da Prefeitura de Juiz de Fora.


À noite, a Prefeitura divulgou para a imprensa e nas redes sociais um vídeo do presidente do Comitê Gestor, o Secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, anunciando as deliberações do encontro e os próximos passos do serviço.



Veja o vídeo:



Sinttro desmente posicionamento da Prefeitura


No entanto, também nas redes sociais, o Sinttro divulgou uma nota onde diz que o “video feito pelo secretário Fernando Tadeu David não condiz com os fatos”.


Diz o texto: O SinttroJF esclarece que diferente do que foi dito pelo secretário de transportes e do que foi entendido pela imprensa, NÃO HOUVE ACORDO entre o Sindicato e o consórcio ViaJF sobre a retirada dos cobradores aos domingos em todo o transporte coletivo. Não foi assinado nenhum documento, não houve concordância com a proposta por parte do SinttroJF ou qualquer coisa parecida”.


Ainda segundo o Sindicato, a decisão será tomada pela categoria em assembleia geral que será marcada em data a ser definida na próxima semana. O Sinttro reforçou: “Portanto, haverá cobradores nos coletivos aos domingos, caso contrário, o sistema será totalmente parado”.


Leia a íntegra da nota do Sinttro:


NOTA SOBRE O VÍDEO DO SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DE JUIZ DE FORA A RESPEITO DE COBRADORES AOS DOMINGOS
O SinttroJF esclarece que diferente do que foi dito pelo secretário de transportes e do que foi entendido pela imprensa, NÃO HOUVE ACORDO entre o Sindicato e o consórcio ViaJF sobre a retirada dos cobradores aos domingos em todo o transporte coletivo.
Não foi assinado nenhum documento, não houve concordância com a proposta por parte do SinttroJF ou qualquer coisa parecida.
Quem decide sobre qualquer assunto que envolve a categoria é a própria categoria em assembleia geral por votação da maioria, como manda o estatuto.
O SinttroJF irá marcar uma assembleia para a próxima semana em data a ser definida para ouvir a todos os rodoviários e levará a decisão da maioria até o comitê de transporte.
Portanto, haverá cobradores nos coletivos aos domingos, caso contrário, o sistema será totalmente parado.
Repetindo: O SINTTROJF não fez acordo, assinou ou decidiu sobre este assunto. O vídeo feito pelo secretário não condiz com os fatos.
SinttroJF 19/01/23


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page