Clero e instituições católicas de Juiz de Fora analisam impacto do legado do Papa Francisco para a Igreja
- Radio Catedral
- 21 de abr.
- 3 min de leitura
Por Rádio Catedral

No dia em que a Igreja Católica se une em oração pela Páscoa Eterna de Papa Francisco, conversamos com integrantes do Clero de Juiz de Fora sobre o legado de Papa Francisco.
Em mensagem nas redes sociais Dom Gil Antônio Moreira destacou que “Unidos com todo o mundo católico, e a todos que amam a Deus, rezemos iluminados pela luz da Páscoa, a ressurreição de Cristo, a vida que vence a morte. Envio-lhe, caro irmão, a bênção.”
O vigário geral da Arquidiocese de Juiz de Fora, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, lembrou da ternura e da firmeza no Papa Francisco ao longo do Papado. E que deixou a convocação para os católicos caminharem como Peregrinos da Esperança.
Padre Expedito Lopes de Castro, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Bairro Grama, em Juiz de Fora, destacou que o legado do Papa Francisco foi pautado em agir com misericórdia contra as urgências morais e de esperança em um mundo corajoso.
Padre Erélis Camilo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, lembrou como o testemunho de Papa Francisco abriu corações mundo afora para Deus.
Vida dedicada ao serviço
Nas redes sociais, a Paróquia São Mateus também destacou a vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.
Em comunhão de oração, confiemos ao Senhor a alma do Papa Francisco, pedindo que aquele que serviu com humildade e compaixão seja recebido na glória do Céu. Roguemos, também, pela Igreja e pelo discernimento na escolha do novo Papa. Que o Espírito Santo conduza este momento tão importante, trazendo inspiração aos corações e conduzindo os passos daquele que continuará a missão de Pedro, encerra o texto.
O Santuário São Miguel e Almas, em Santos Dumont, celebrará uma missa hoje às 15h, na intenção do Papa Francisco e de seu descanso eterno. Em nota nas redes sociais, falou da consternação pela morte do líder da Igreja Católica. "Unida a toda a nossa Arquidiocese de Juiz de Fora, com nosso arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, manifestamos nossa certeza na ressurreição de Cristo, que celebramos vivamente neste primeiro dia da oitava da Páscoa, da qual participa plenamente neste momento o Sumo Pontífice."
Colégios manifestam pesar
O Colégio Academia também destacou a gratidão pelo legado de vida, humildade e profunda fé que transformou a Igreja Católica e o mundo. Em nota, a instituição ressaltou que o Papa Francisco não apenas reformou a Igreja, mas também se tornou um símbolo de esperança e transformação para muitos. Sua postura em temas políticos e abordagem das questões sociais com empatia, fez dele uma figura progressista em algumas questões que desafiaram o status quo da Igreja Católica. Hoje, sua memória nos convida a continuar pregando o Evangelho com amor e a luta por um mundo mais justo e solidário.
Também nas redes sociais, o Colégio Santa Catarina falou do legado de Francisco como um fiel servidor da verdade, conhecido, ao longo de sua vida, pela humildade, simplicidade e compromisso com os mais pobres, com o meio ambiente e com o diálogo inter-religioso.

'Ide, sem medo, para servir'
A Comunidade de Jovens Missionários Continentais expressou seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido na manhã desta segunda-feira, tarde em Roma.
Na noite, o movimento ressalta que Francisco foi mais do que um Papa: foi um verdadeiro pastor próximo, simples e corajoso, que com suas palavras e gestos tocou profundamente o coração dos jovens do mundo inteiro. Sua presença marcante na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 ficou eternizada na memória e na missão do nosso movimento.
Foi ali, naquela praia de Copacabana, diante de milhões de jovens, que ele nos confiou três palavras que ecoam até hoje como o nosso lema e missão: "Ide, sem medo, para servir."
Comments