• Radio Catedral

Cidades do interior permitem realização de missas com a participação dos fiéis


Paróquia São João Nepomuceno em sua primeira missa após reabertura/Foto: Diácono Leandro Monaia.

Desde o final do mês de junho, as autoridades de algumas cidades avaliaram como possível a realização de celebrações religiosas com a presença de fiéis. Paróquias do interior da Arquidiocese de Juiz de Fora estão se adaptando a esse novo cenário. Com protocolos de higiene e restrições de contato, elas têm se organizado para receber aos fiéis da melhor forma.


Nos locais onde a participação foi autorizada, é necessário observar as recomendações feitas pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, no dia 18 de junho, além das autoridades da saúde. Dentre elas, é importante destacar o obrigatório o uso de máscaras, higiene geral, realizar o distanciamento, estar em bom estado de saúde e não pertencer ao grupo de risco.


As paróquias oferecerão álcool em gel, pano com cloro para limpeza dos sapatos, marcação nos bancos e no piso do local onde se distribui a comunhão para o distanciamento.


No entanto, as paróquias têm se organizado com mais alguns cuidados. Abaixo, seguem listadas as cidades e paróquias, que puderam aderir à reabertura aos fiéis, e suas orientações particulares aos interessados em celebrar presencialmente a Eucaristia.


Confira:


Aracitaba/MG – Paróquia Nosso Senhor do Bonfim


Na paróquia estão sendo reservadas 10 participações para pessoas que irão atuar nos ministérios e outras 20, para demais fiéis. As inscrições devem ser feitas com uma voluntária de nossa paróquia a Maria Erlene, conhecida como Irene. Apenas moradores da cidade de Aracitaba podem se inscrever.


Os interessados devem ligar para Irene, entre 13h e 17h. O telefone para contato é (32) 98484-9174.


As missas ocorrem todos os dias, sempre às 19h.


Transmissões das missas continuam nas redes sociais.


Bias Fortes/MG – Paróquia Nossa Senhora das Dores


A prefeitura da cidade autorizou a participação de 30 pessoas nas missas. As celebrações acontecerão no Salão Paroquial, a partir do dia 28 de junho.


Para cada celebração será distribuído um cartão de inscrição para as pessoas antecipadamente. É necessário procurar a secretaria paroquial pessoalmente para fazer seu cadastramento e retirar o seu cartão. Não será possível retirar o cartão de terceiros. A secretaria funciona de segunda a sexta, a partir das 13h.


As missas acontecem aos domingos, às 9h.


Sem transmissões das missas devido problemas de conexão com a internet.



Liberdade/MG – Paróquia Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento


O decreto da prefeitura permite há 10 pessoas. A paróquia reduziu a equipe de celebração e transmissão para que participem de três a cinco fiéis. Essa participação é marcada na secretaria paroquial, (32) 3293-1275.


Transmissões das missas continuam nas redes sociais.


Santa Bárbara do Monte Verde/MG – Paróquia Santa Bárbara


As missas presenciais foram autorizadas pela Prefeitura, na pessoa do Sr. Prefeito Ismael Teixeira, na última quarta-feira (1º). O agendamento é feito na casa paroquial, pessoalmente ou pelo telefone (32)3283-8114.


As missas acontecem de terça à sexta-feira, sempre às 19h, na Igreja Matriz. Aos domingos em três horários, às 07h, 09h e 19h.


Transmissões das missas continuam nas redes sociais.


Santos Dumont/MG – Paróquia São Joaquim e Sant’Ana 


A Prefeitura autorizou as atividades religiosas com no máximo 30 pessoas. A participação está sendo agendada pelo telefone da paróquia que também é WhatsApp (32) 9.9917-4622 de segunda a sexta de 09h às 12h e de 14h às 19h.


Na paróquia os horários são seguintes:


Igreja Matriz São Joaquim e Sant’Ana Diariamente às 19h Aos Domingos: 08h e 19h – Santa Missa 10h – Celebração da Palavra


Igreja Nossa Senhora Aparecida Quartas-feiras, às 16h Domingos: 08h – Celebração da Palavra 10h – Santa Missa


Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição – Campo Alegre Sábados, às 17h Domingos, às 09h – Celebração da Palavra


Transmissões das missas continuam nas redes sociais.


Santos Dumont – Paróquia São Miguel e Almas


Para participar a pessoa deve ir ao Salão Paroquial entre 13h às 17h para deixar o nome e assinar um termo de responsabilidade. Também é possível ligar para marcar pelo seguinte telefone: (32)3251-4839.


As missas acontecem:

Às Terças, às 9h e 19h Aos Domingos, às 8h e 19h Às 10h, celebração nas comunidades


Transmissões das missas continuam nas redes sociais.


Santos Dumont/MG – Paróquia São Sebastião


A Paróquia São Sebastião iniciou, no final de junho, celebrações com o número de 30 fiéis.   Apenas as comunidades São Jorge, Comunidade São Francisco de Assis, Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, Comunidade Nossa das Graças dispõem de capelas maiores e com condições de receber celebrações com segurança.


As missas ocorrem nos seguintes dias:


Na Comunidade São Francisco de Assis – Todo segundo e quarto sábados, às 16 h. Celebrações realizadas no pátio aberto.


Na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe – Todos primeiros e terceiros sábados, às 15 horas. Celebrações realizadas no pátio aberto.


Na Comunidade Nossa Senhora das Graças – Toda segunda e quarta terças-feiras do mês, às 17 h.


Na Comunidade São Jorge – Toda quinta-feira, às 08h


Na Comunidade Matriz São Sebastião: Segundas-feiras, às 19h Terças-feiras, às o8h e 19h Quartas-feiras, às 08h e 19h Quintas-feiras, às 15h e 19h Sextas-feiras, às 08h e 19h Sábados, às 08h e 19h Domingos, às 08h, 10h, 15h e 19h


As pessoas interessadas podem ligar para o escritório paroquial e deixar seus nomes para a paróquia agendar a participação na missa. É necessário ligar entre 8h às 12h e das 14h às 18h. O telefone é (32)3251-350.


São João da Serra e Conceição do Formoso/MG – Paróquias São João Batista e Nossa Senhora da Conceição


Em conformidade com as orientações municipais, que permitem a participação de 30 pessoas, estão realizando as celebrações com adequações. Em lugares pequenos, como a paróquia Nossa Senhora Conceição, apenas 21 pessoas podem estar presentes.


Nas comunidades o padre está realizando missa campal, para evitar aglomerações.


Os interessados em participar devem procurar as pessoas orientadas pelo padre. Em São João da Serra, os fiéis devem agendar com Marcela, seu telefone de contato é (32)99948-0938. Já em Conceição do Formoso, a responsável é Luciana, seu telefone é (32) 99904-0406. Com elas é possível se informar sobre os horários de celebrações de cada semana e tirar quaisquer dúvidas sobre a participação na missa. Além disso, elas buscaram dar oportunidades para que todos participem.


Transmissões das missas continuam nas redes sociais, porém sem horários fixos.


São João Nepomuceno/MG – Paróquia São João Nepomuceno


Com o recente decreto da Prefeitura, a partir desta quarta-feira (8), serão realizadas na Matriz da paróquia celebrações com 20 fiéis. O número é menor, pois leva em conta os celebrantes e demais membros da equipe litúrgica.


Para participar é preciso agendar e pegar uma autorização com o secretário paroquial.


As celebrações acontecerão:

Nas quartas-feiras, às 18h Nos sábados, às 17h30 – Celebração da Palavra Nos domingos, às 7h, 10, 18h – Missas Às 8h30 e 19h30 – Celebração da Palavra

Transmissões das missas continuam nas redes sociais e na Rádio Difusora.


São João Nepomuceno/MG – Paróquia Sagrada Família


Na paróquia também é preciso se inscrever no escritório paroquial para participar das celebrações. Os agendamentos podem ser feitos presencialmente ou pelo telefone (32)3261-5710.


As missas acontecerão nos seguintes horários:


Nas segundas-feiras, às 19h, na Comunidade Nossa Senhora das Graças Nas terças-feiras, às 19h, na Comunidade Dom Bosco Nas quartas-feiras, às 19h, na Comunidade São Camilo Nas quintas-feiras, às 19h, na Comunidade Santa Luzia Nas sextas-feiras, às 19h, na Comunidade São Cristóvão Nos sábados, às 18h, na Comunidade Dom Bosco Às 19h30, na Comunidade São Cristóvão Nos domingos, às 7h30, na Comunidade Nossa Senhora das Graças Às 19h, na Comunidade Rosa Mística


Transmissões das missas continuam nas redes sociais.


Senador Cortes/MG – Paróquia São Sebastião


Na Paróquia ficou determinado, partindo das orientações das autoridades sanitárias do Município, apenas 10 pessoas, convidados pelos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Eucaristia (escalado), que participarão das Missas.


Tal Ministro da Comunhão, terá a responsabilidade de convidar as 10 pessoas para a Missa, observando todas as normas de higiene.


Transmissões das missas continuam nas redes sociais.


Lembrando que na cidade de Juiz de Fora, o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 reavaliou esta decisão e decidiu manter suspensas as celebrações religiosas. Após a decisão, Dom Gil divulgou uma mensagem. Clique aqui e confira.


O Arcebispo Metropolitano pede que todos tenham paciência e cuidado. Além disso, incentiva a participação dos fiéis, de casa, nas missas e celebrações através da TV, rádio e/ou das redes sociais.



*Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .