top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cidadãos tem um ano para realizar cadastro eleitoral para Eleições 2024

Até 8 de maio de 2024 é o prazo para tirar, atualizar ou regularizar o título de eleitor.


Por Rádio Catedral


Ainda falta quase um ano e meio para as Eleições 2024, que acontecerão no dia 6 de outubro. Mas também como parte do processo, em 8 de maio de 2024, o cadastro eleitoral será fechado.


Eleitoras e eleitores têm um ano para solicitarem a emissão da primeira via, transferência ou revisão do título e estarem com o documento pronto para exercerem o direito de voto. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) recomenda que todos se organizem e procurem atendimento o quanto antes, ficando em dia para a escolha de novos vereadores e prefeitos nos 853 municípios de Minas Gerais em 2024, como explica o analista judiciário do TRE, Eduardo Braga.


Conforme Eduardo Braga, o cadastro da biometria começou a ser retomado em alguns municípios e em Juiz de Fora a previsão é que retorne no segundo semestre.


O analista judiciário do TRE, Eduardo Braga, destaca que os eleitores que tenham quaisquer débitos ou pendências também devem se atentar e procurar o cartório eleitoral.


O alistamento eleitoral é obrigatório para os cidadãos brasileiros que têm a partir de 18 anos e menos de 70, e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos.


Os jovens que completam 18 anos até a data do 1º turno das Eleições 2024, em 6 de outubro, já deverão votar, por isso, precisam solicitar a emissão do título de eleitor até 8 de maio do ano que vem. Jovens que estão agora com 15 anos e, portanto, terão 16 e poderão votar em 2024, já podem também solicitar a primeira via do título de eleitor. O Cartório eleitoral de Juiz de Fora fica na Av. Presidente Itamar Franco, 1420, Centro.

12 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page