Chega ao fim a 58ª Assembleia Geral da CNBB
- Radio Catedral
- 19 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
por Giovane Rezende*

A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chegou ao fim no início da tarde da última sexta-feira, 16 de abril, após uma série de partilhas e comunicados de Comissões e organismos.
Durante a última sessão, os bispos também rezaram por ocasião do aniversário do Papa emérito Bento XVI, que completa 94 anos, saudaram os administradores diocesanos e lembraram dos membros do episcopado falecidos nos últimos dois anos.
Ao final do encontro, o Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, manifestou gratidão e ação de graças a Deus e cada um dos que se envolveram no trabalho e assumiu um compromisso: “Saímos com a consciência de que temos importantíssimas tarefas legadas por esta 58ª Assembleia Geral”.
Segundo o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, a Assembleia Geral foi maravilhosa.
Dom Gil faz um balanço da 58ª Assembleia Geral, ressaltando os principais temas discutidos.
Sobre o encerramento, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a homenagem aos Bispos falecidos nos últimos dois anos e a oração da Consagração do Episcopado à Nossa Senhora Aparecida.
Durante a Assembleia muito se falou para os arcebispos e bispos, mas no Brasil temos uma arquidiocese e outras oito dioceses vacantes. Em vista disso, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, dedicou um momento, no último dia dos trabalhos, para saudar os administradores diocesanos, que estão à frente dessas dioceses.
Foi apresentado ao final do encontro, antes da oração, um vídeo para recordar os bispos que faleceram desde a última assembleia. Ao som de “Eu o ressuscitarei”, a homenagem emocionou os presentes ao recordar grandes pastores e suas entregas à missão da Igreja.
Para encerrar a 58ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB em sinal de ação de graças, Dom Joel exibiu um vídeo produzido com a música Te Deum, uma expressão em cuja origem latina da palavra significa: “A Ti louvamos, ó Deus”. A música usada é de autoria do padre João Carlos, do DVD Amor Intenso, da gravadora Som Livre.
O vídeo de seis minutos, produzido pela Assessoria de Comunicação da CNBB, é uma síntese das principais atividades da CNBB nos últimos dois anos, também um resumo dos dias da assembleia e parte das pessoas que trabalharam na sua realização.
*Informações do Site da CNBB e da Arquidiocese de Juiz de Fora
Comments