CF 2025 é tema de encontro na Câmara Municipal de Juiz de Fora
- Radio Catedral
- 22 de mar.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Na última quinta-feira, dia 20, a Câmara Municipal de Juiz de Fora recebeu o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que participou da Tribuna Livre para apresentar a Campanha da Fraternidade, que, em 2025, traz um tema mais do que necessário: “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, retirado do livro do Gênesis.
Durante sua fala, Dom Gil explicou que a campanha deste ano quer chamar a atenção para os cuidados com o meio ambiente, conectando fé, espiritualidade e responsabilidade social. Segundo ele, proteger a natureza é também um compromisso cristão.
Entre as motivações da campanha, Dom Gil destacou os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco, que fala justamente sobre o cuidado com a Casa Comum. Também lembrou os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, o agravamento das crises climáticas, e a importância de o Brasil sediar a COP 30, Conferência Mundial do Clima, em 2025.
O Arcebispo compartilhou algumas ações já realizadas pela Arquidiocese de Juiz de Fora, como coleta seletiva nas paróquias, uso de energia solar, captação de água da chuva e plantio de árvores. Para ele, pequenas atitudes podem transformar realidades.
Dom Gil destacou que a Campanha da Fraternidade pretende ser um diálogo entre a Igreja e a sociedade.

A participação de Dom Gil foi elogiada pelos vereadores presentes. O Presidente da Câmara, Zé Márcio Garotinho, reforçou que o tema da Campanha da Fraternidade está intimamente ligado aos debates realizados no Legislativo.
Já o Vereador Juraci Scheffer lembrou que a Encíclica 'Laudato Si’ continua sendo um guia importante para refletirmos sobre ecologia e espiritualidade, principalmente diante dos desafios climáticos que enfrentamos.
Comments