top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Centro de Imunobiológico Especial do HU-UFJF fornece vacinas especiais gratuitamente

O fornecimento dos imunizantes especiais, disponíveis apenas na rede privada, aos pacientes que necessitam é feito por meio do SUS e o CRIE ampliou recentemente as indicações clínicas de acesso a esses imunobiológicos.


Por Fabíola Castro


Heloísa Reis foi vacinada no CRIE do HU-UFJF pela enfermeira Cláudia | Foto: cedida pela assessoria do HU-UFJF.


O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), possui um Centro de Imunobiológico Especial (CRIE). Nele são disponibilizadas vacinas que não estão habitualmente no calendário vacinal, mas são vendidas pela rede privada. No CRIE elas são fornecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


O Centro de Imunobiológico Especial do HU-UFJF ampliou as indicações clínicas de acesso a esses imunobiológicos após a publicação da 6ª edição do Manual dos CRIE, em 26 de setembro, documento idealizado pelo Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde.  São 13 grupos de vacina disponíveis no CRIE.


Quem explica o que são esses imunobiológicos especiais e quem tem direito e pode fazer uso é a médica do CRIE do HU- UFJF, Dra. Sulimar Lupatini.


Confira:


O que é Centro de Imunobiológico Especial (CRIE) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) e como ele funciona?



Os que são os imunobiológicos especiais? Para quais doenças eles são usados e para quem?



O Centro de Imunobiológico Especial (CRIE) do HU-UFJF ampliou recentemente os critérios clínicos para vacinas? Como e quais?



Como ter acesso a esses imunobiológicos? Quem tem direito? Quais os critérios para sua aplicação?



Perfeito, Dra. Sulimar, para quem quiser mais informações como fazer e já aproveitando para agradecê-la pela entrevista! Muito obrigada pela sua disponibilidade.




Então, reforçando, o paciente que precisa receber a vacina deve comparecer ao CRIE, levando o documento pessoal com foto, cartão de vacina e solicitação médica, feita por um formulário específico para essa solicitação, ou pelo receituário do próprio especialista, caso não tenha acesso ao modelo. Esse receituário pode ser prescrito por um profissional da rede privada ou pública, que deve estar atento às proposições do Manual, sinalizando para qual condição a vacina é indicada.


Desde 2013 em funcionamento no HU-UFJF, o CRIE possibilita o acesso ao imunizante diretamente para o usuário que atenda aos pré-requisitos, mas também para as unidades de saúde de Juiz de Fora e municípios vizinhos. A solicitação para os estabelecimentos de saúde é feita por e-mail (crie.hu-ufjf@ebserh.gov.br), seguida da avaliação e agendamento para retirada. 



Heloísa Reis foi vacinada no CRIE do HU-UFJF pela enfermeira Cláudia | Foto: cedida pela assessoria do HU-UFJF.


24 visualizações0 comentário
bottom of page