top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cemig reforça orientações sobre perigos de acidentes com pipas na rede elétrica

Por Rádio Catedral

Resgate de pipas nas redes elétricas presas nas redes elétricas preocupa Cemig. Foto Agência Brasil

No primeiro semestre de 2023, a Cemig registrou 960 acidentes causados por pipas na rede elétrica, que prejudicaram cerca de 276 mil clientes em Minas Gerais. O inverno é o tempo ideal para a brincadeira, por isso, é necessário redobrar a segurança para não haver problemas.

O clima seco e ventos fortes são favoráveis para empinar pipas. No entanto, se for perto da rede de distribuição, há riscos de prejuízos e até mesmo acidentes graves, com choques como explica César de Jesus Souza, técnico de Segurança do Trabalho da Cemig.



Mesmo proibidos por lei em Minas Gerais, alguns praticantes insistem em usar linha cortante ou com cerol ao empinar pipas. Além disso, César de Jesus Souza lembra que resgatar pipas presas em árvores também pode ser perigoso.



Segundo a lei de 2019, a multa para quem for flagrado vendendo linhas cortantes varia de R$ 3.590 a R$ 179 mil, nos casos de reincidência.


Quando a linha cortante apreendida estiver em poder de criança ou adolescente, os pais ou responsáveis legais são notificados da autuação e o caso é comunicado ao Conselho Tutelar.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page