Por Rádio Catedral
As luzes de Natal não esperaram a virada do mês para chegar a Juiz de Fora. Várias casas e estabelecimentos comerciais já estão decoradas. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça as orientações para as casas ficarem bonitas e sem perigo de problemas.
A principal orientação é antes de comprar verificar se o produto tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O engenheiro Eletricista da Cemig Demetrio Aguiar, lembra que os enfeites devem ser seguros para evitar acidentes.
Os pontos de conexões e tomadas das iluminações devem estar protegidos. Cada enfeite deve ser fixado de forma segura, conforme a especificação técnica de cada equipamento e, principalmente, evitando-se as gambiarras, como explica Demétrio Aguiar.
Ao enfeitar ruas, atenção: é proibido afixar qualquer enfeite em postes ou quaisquer estruturas da Cemig. No caso de iluminação de fachadas, muros, jardins e árvores, é necessária uma distância de 1,5 metro da rede elétrica.
O engenheiro Eletricista Demetrio Aguiar reforça que não é recomendado improvisar a iluminação de áreas internas para a parte externa, por causa da exposição a ventos, chuva e calor.
Outra dica importante é evitar usar enfeites luminosos muito antigos, que ficaram muito tempo guardados. Eles podem apresentar problemas de desgaste no isolamento e provocar curto-circuito.
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2023, foram 210 mortes provocadas por choques elétricos. Além disso, extensões, benjamins e tomadas foram responsáveis por 21 ocorrências no país, causando 16 mortes.
Commenti