top of page

Celebrando o dia dos Santos Reis, Folias de Reis unem religiosidade e tradição popular

Foto do escritor: Radio CatedralRadio Catedral

Por Fabíola Castro

*Foto do site da CNBB.

Neste dia 6 de janeiro é celebrado o “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”. Essa festa tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar, que vindos do oriente, foram guiados por uma estrela. O evangelista Mateus narrou o acontecimento: Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra (Mt, 2,11).

 

A “Folia de Reis”, grupo que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, a manifestação cultural tinha a principal finalidade de divertir o povo. Aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso.

 

Onde ainda se preserva a tradição da “Folia de Reis”, no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, os grupos percorrem as cidades entoando versos alusivos à visita dos Reis, passando pelas ruas e de porta em porta. Em cada casa que é acolhida, a Folia apresenta-se cantando e tocando músicas de louvor a Jesus e aos Santos Reis, em volta do presépio, com muita alegria.

 


Folia de Reis Viagem dos Três Reis Magos do Oriente | Foto cedida por Marley Netto.

Em Juiz de Fora, alguns grupos apresentam as Folias de Reis todos os anos, como é caso do chamado “Viagem dos Três Reis Magos do Oriente”, da Comunidade Carrapatinho, no Bairro Ipiranga. Segundo o Mestre Folião, Marley Julio dos Santos Netto, é uma tradição surgida na família e que se mantém viva.



Marley Netto conta que a jornada da Folia de Reis começou na noite de Natal passando por diversos locais e será encerrada neste sábado, dia 6.



O Mestre Folião, Marley Netto, diz ainda que a Folia de Reis é coroada com o Dia de Reis, neste 6 de janeiro, e uma festa junto à comunidade.



Em Minas Gerais as Folias de Reis, são Patrimônio Cultural Imaterial do estado.

 

A tradição originada na religiosidade popular, traço marcante de todo continente latino-americano, ensina que em 6 de janeiro termina para os católicos os festejos natalinos e, nesse, dia devemos desmontar os presépios e as árvores de Natal.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page