• Radio Catedral

Celebração na Catedral marcou retorno das Missas com fiéis e abertura da Semana da Família

Por Fabíola Castro*

*Foto: Janslúcia Vieira

Na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, presidiu neste domingo, 9 de agosto, o 19º do Tempo Comum, Dia dos Pais, à Santa Missa que marcou a reabertura das igrejas na cidade e a participação novamente dos fiéis nas celebrações.


A Eucaristia foi concelebrada pelos padres desta paróquia e com a presença de quase cem pessoas. Dom Gil demonstrou sua alegria e satisfação por receber de novo os fiéis.

O Dia dos Pais de 2020 foi, segundo Dom Gil, de ação de graças.

O Arcebispo orientou ainda quanto aos cuidados que ainda precisam ser observados e tomados para a segurança de todos.

A celebração deste domingo (9) abriu também a Semana Nacional da Família.

Dentro do Mês Vocacional, a Igreja no Brasil celebra, nesta segunda semana de agosto, a Semana Nacional da Família, uma mobilização de grupos e comunidades que ocorre, desde 1992, com momentos de oração, formação e reflexão. A Semana Nacional da Família – do Dia dos Pais até o dia 15 de agosto – tradicionalmente ganha uma programação especial em diversas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora. Clique aqui e confira a programação em algumas paróquias de Juiz de Fora e também do interior. Retorno das celebrações presenciais


Quanto às celebrações presenciais nas igrejas de Juiz de Fora, após o pronunciamento do Prefeito, Antônio Almas, na última sexta-feira (7), durante o qual anunciou a liberação das celebrações religiosas no município, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, comunicou ao Clero que as Missas presenciais poderiam ser realizadas já a partir deste domingo, 9 de agosto, Dia dos Pais, como já aconteceu em algumas paróquias.


Em sua mensagem, o Arcebispo apontou a necessidade do cumprimento do protocolo elaborado pela Prefeitura, Ministério Público e lideranças religiosas para prevenção e controle da transmissão da Covid-19. As regras municipais incluem o limite de ocupação de 30% dos assentos das igrejas, desde que seja garantido o espaçamento mínimo de dois metros entre os presentes, e com a capacidade máxima aceitável de cem fiéis por celebração.


Dom Gil indicou que a organização dos templos ficará a cargo dos Padres e que aquelas pessoas que quiserem participar das Missas deverão entrar em contato com a paróquia de preferência para inscrição prévia. Nesta semana, o Arcebispo divulgará orientações específicas relacionadas ao retorno das celebrações presenciais, respeitando o decreto divulgado pelo Executivo.

Transmissões pelos meios de comunicação continuam


As Missas continuarão sendo transmitidas pelas redes sociais. Na Catedral Metropolitana, as Celebrações Eucarísticas têm transmissão pela Rádio Catedral FM 102.3, de segunda a sábado às 12h e aos domingos às 10h. Pela Web TV A Voz Católica, no Facebook e YouTube, as transmissões acontecem de segunda a sábado às 12h e 18h e aos domingos às 10h.


*Sonoras: Janslúcia Vieira

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .