• Radio Catedral

Celebração marca Ordenação Diaconal de dois seminaristas e abertura de Triênio Comemorativo

por Giovane Rezende

No próximo domingo, 31 de janeiro, os seminaristas Alex Francisco da Silva e Ronny Moreira de Oliveira vão ser ordenados Diáconos Transitórios durante Celebração Eucarística na Catedral de Juiz de Fora.


Além disso a celebração marca a abertura do Triênio Preparatório para o Centenário da Diocese de Juiz de Fora, criada em 1º de fevereiro de 1924, e a inauguração do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco em comemoração aos 150 anos da proclamação do pai adotivo de Jesus como o guardião universal da Igreja.


A Missa, marcada para as 15h, vai ser presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e transmitida ao vivo pela Rádio Catedral. Os jovens escolheram como lema de Ordenação “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5), frase dita por Maria no episódio das Bodas de Caná, quando Jesus realizou o Seu primeiro milagre. O trecho bíblico também traz à tona o serviço inerente ao ministério diaconal.


Segundo o seminarista Ronny, será um momento de servir à Igreja através desse ministério.

Alex também revela a expectativa com a chegada do grande dia.

Em preparação para a Ordenação Diaconal, tríduos vocacionais foram organizados pelas paróquias de origem dos jovens e por comunidades nas quais eles fizeram a Pastoral. O primeiro dia foi celebrado na Matriz Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Jacutinga (MG). O segundo dia do tríduo vai ser celebrado hoje em Santos Dumont (MG), na Paróquia São Miguel e Almas, enquanto o encerramento vai ser sábado, 30, na Paróquia Santíssimo Redentor, em Juiz de Fora. As celebrações acontecem sempre às 19h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais das respectivas comunidades.


Na quarta (27), o tríduo começou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Matias Barbosa (MG), de onde Alex é natural, e na Paróquia São Francisco de Paula, em Torreões. Assim como quinta, 28, na sexta, 29, a celebração continua, às 19h, também transmitida pela internet, em ambos os locais. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Juiz de Fora, e na Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, em Lima Duarte (MG), o tríduo foi realizado no início desta semana.


A Santa Missa será transmitida a partir das 15h ao vivo pela Rádio Catedral FM 102,3 e também através do Facebook e YouTube da WebTV “A Voz Católica”. Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração vai ser restrita ao Clero e a convidados.

0 comentário