• Radio Catedral

Catedral recebe abertura de nova etapa do Sínodo Arquidiocesano e ordenação diaconal

por Giovane Rezende*


Neste domingo, 31 de Outubro, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora recebeu uma importante etapa da vida da Arquidiocese. Foi aberta oficialmente a Segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano. Na data, também foram ordenados Diáconos Transitórios, os jovens Robert Teixeira e Rafael Nascimento.


A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a participação dos padres e diáconos permanentes da nossa Igreja Particular, além dos missionários sinodais. Dom Gil falou sobre a satisfação em poder realizar a ordenação diaconal e dar este novo passo na caminhada sinodal.

O novo Diácono Transitório, Rafael Nascimento, comentou sobre a emoção e a gratidão a Deus pela ordenação.

Diácono Robert destaca a mistura de sentimentos que este importante passo traz.

Sobre o lema, “Ungiu-nos, selou-nos e pôs em nosso coração o Espírito como penhor” (2Cor 1,22), Rafael Nascimento apontou que é o Espírito que capacita e os leva ao serviço da Palavra.

Segundo Robert Teixeira, apesar de transitórios, o trabalho da diaconia é permanente.

Os dois Diáconos Transitórios, Rafael Nascimento e Robert Teixeira, aguardam agora a Ordenação Presbiteral. Rafael ajudará na Paróquia São Miguel e almas, de Santos Dumont, enquanto Robert, continua na paróquia Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Bairro Santa Cruz, em Juiz de Fora.


Conforme Dom Gil Antônio Moreira, cerca de 80 missionários sinodais se reuniram para receber os comunicados e as programações para este próximo ano e fase do II Sínodo Arquidiocesano.

A Missionária Sinodal, Alice Araújo Silva, da paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Rochedo de Minas (MG), veio à Juiz de Fora para participar deste importante encontro. Segundo ela, foi muito proveitoso.

O Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR., falou sobre o que foi feito na reunião realizada com os Missionários Sinodais.

Conforme Padre Vanderlei, a primeira fase que se encerrou foi marcada pelo desafio criado pela Pandemia da Covid-19.

Para Padre Vanderlei Santos de Sousa, a palavra que define a Segunda fase do Sínodo é confiança.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, pede a Nossa Senhora a proteção para esta Segunda Fase do II Sínodo Arquidiocesano e também por estes novos diáconos ordenados.

*Áudios e fotos cedidas pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de JF


0 comentário