• Radio Catedral

Catedral de Juiz de Fora reabre e recebe 30 fiéis para Missa

O número reduzido de participantes nas Missas é medida de contenção à propagação do novo coronavírus em Juiz de Fora. Medidas de higiene e distanciamento devem também ser tomadas pelos presentes.


Por Fabíola Castro*

*Foto: Danielle Quinelato

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu neste domingo (21), o 12º do Tempo Comum, a Santa Missa na Catedral de Juiz de Fora. Depois de três meses, a igreja reabriu recebendo 30 fiéis para a Missa das 10h. Os presentes se inscreveram previamente por telefone e, antes mesmo de adentrar a igreja, tiveram de higienizar as mãos com álcool em gel. Dentro do templo, os locais de assento estavam demarcados e separados por uma fita, garantindo a distância mínima de dois metros. Todos usavam máscaras, inclusive a equipe responsável pela liturgia.


A participação desse número de fiéis – 30 no máximo, incluindo a equipe de liturgia - foi possível depois de liberação do Poder Executivo do município, por meio do Decreto 13.975/2020, seguindo todas as diretrizes sanitárias e, também após orientações dadas pelo Arcebispo, Dom Gil, por meio de nota, às paróquias de Juiz de Fora.


A Missa concelebrada pelos padres da Catedral foi também transmitida pela Rádio Catedral e pela Web TV A Voz Católica. E as transmissões devem continuar acontecendo pelos meios de comunicação oficiais da Arquidiocese e também pelas redes sociais das paróquias.


O Pastor desta Igreja Particular, falou sobre a mensagem do Evangelho desse domingo (21), que diz “não tenhais medo, mas tenhais prudência”, e se encaixa no momento que estamos vivendo de pandemia.

Dom Gil comentou sobre a oportunidade de reabertura das igrejas em Juiz de Fora, ainda que para um número reduzido de fiéis em cada celebração.

O administrador paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, destacou que o momento é de cuidado e adequação.

Para participação das Missas na Catedral, assim como em outras igrejas de Juiz de Fora, os fiéis precisam agendar a sua presença e buscar informações sobre os procedimentos nas secretarias paroquiais.

A fiel, Maria Aparecida dos Santos, destacou a sua alegria de poder participar da Celebração Eucarística.

Maria Aparecida observou ainda as medidas de segurança e cuidados adotados nesse momento de retorno das Missas.

Ainda em entrevista, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, lembrou de São Luiz Gonzaga, padroeiro dos jovens e seminaristas, que a Igreja celebrou neste domingo, 21 de junho.

O documento com as novas orientações de Dom Gil para a participação dos fieis católicos juiz-foranos nas Missas pode ser conferido clicando aqui.


Quanto às paróquias localizadas nos outros 36 municípios integrantes do território arquidiocesano, a indicação do Arcebispo é que sigam os apontamentos das prefeituras locais.


*Sonoras: Danielle Quinelato

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .