top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Católicos celebram Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Rádio Catedral



Nesta sexta-feira (7), a Igreja Católica celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus. A celebração ocorre sempre na primeira sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi.


Atendendo aos pedidos de Jesus nas aparições à Santa Margarida Maria Alacoque, é um momento de reflexão e de união com o Coração que tanto amou os homens e muitos ainda desprezam este sentimento.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora o Santuário Sagrado Coração de Jesus e paróquias dedicadas a esta devoção terão programação especial nesta sexta (7).


No Santuário, o tema da festa é “Eucaristia nos fortalece para missão e nos leva ao Sagrado Coração de Jesus”. O Padre Renato Alves Rodrigues, pároco e Reitor do Santuário, comenta a programação do dia festivo.



Padre Renato Rodrigues reforça o convite para os ouvintes da Rádio Catedral e os paroquianos participarem da celebração no Santuário Sagrado Coração de Jesus na Rua Doutor Alberto Vieira Lima, 50, no Bairro Bairu




Celebrações na Arquidiocese de Juiz de Fora


O Sagrado Coração de Jesus também é celebrado com missa solene às 19h na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Rua Santos Dumont, 215, Bairro Granbery.


Em Lima Duarte, a procissão sai às 18h30 da Igreja do Rosário em direção à Igreja Sagrado Coração de Jesus, seguida de Missa e depois haverá funcionamento de barraquinhas e apresentação musical, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Rua César Fusco, 171, Bairro Recanto Alegre.


E em Rio Preto, a programação terá missa solene às 19h ao Sagrado Coração de Jesus e termina no sábado com o Ofício da Imaculada Conceição na Matriz, seguido de Missa. A Matriz da Paróquia Nosso Senhor dos Passos fica na Praça Barão de Santa Clara, 34, no Centro.


História da Festa do Sagrado Coração de Jesus

Fonte: Site da Canção Nova


A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus.

“Vosso Coração, Jesus, foi ferido, para que, na ferida visível, contemplássemos a ferida invisível de vosso grande amor.”  (Santo Agostinho)


Festa do Sagrado Coração


Uma festa propriamente dita do Coração de Jesus foi celebrada, pela primeira vez, em 20 de outubro de 1672, pelo padre São João Eudes.

Depois, aparecendo muitas vezes a Santa Margarida Maria Alacoque, de 1673 até 1675, foi que Jesus revelou sobre a devoção ao Sagrado Coração, “a grande devoção”, e sobre o desejo da instituição desta Festa, mostrando-lhe o Coração que tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezado.

A característica própria dessa solenidade é a ação de graças pela riqueza insondável de Cristo e a contemplação reparadora do Coração Transpassado. O Papa Pio IX, em 1856, estendeu a festa a toda a Igreja Latina. Em 1899, Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus.

Paulo VI disse, certa vez, que a devoção é garantia de crescimento na vida cristã e garantia da salvação eterna.


Promessas do Sagrado Coração


Entre as Promessas que Jesus fez a Santa Margarida está a das Nove Primeiras Sextas-feiras do mês: aos fiéis que fizerem a comunhão em nove das primeiras sextas-feiras de cada mês, seguidas e sem interrupção, prometeu o Coração de Jesus a graça da perseverança final, o que significa que a pessoa nunca deixará a fé católica e buscará a sua santificação. São as chamadas comunhões reparadoras a Jesus pela ofensa que tantas vezes seu Sagrado Coração é tão ofendido pelos homens.


“No extremo da misericórdia do meu Coração onipotente, concederei a todos aqueles que comungarem, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, durante nove meses consecutivos, a graça do arrependimento final. Eles não morrerão sem a minha graça e sem receber os SS. sacramentos. O meu coração, naquela hora extrema, ser-lhe-á seguro abrigo”.


As outras promessas do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque:


1 – Conceder-lhe-ei todas as graças necessárias ao seu estado.

2 – Porei a paz em suas famílias.

3 – Consolá-los-ei nas suas aflições.

4 – Serei seu refúgio na vida e especialmente na hora da morte.

5 – Derramarei copiosas bênçãos sobre suas empresas.

6 – Os pecadores encontrarão, no meu Coração, a fonte, oceano infinito de misericórdia.

7 – Os tíbios se tornarão fervorosos.

8 – Os fervorosos alcançarão rapidamente grande perfeição.

9 – Abençoarei os lugares onde estiver exposta e venerada a imagem do meu Coração.

10 – Darei aos sacerdotes a força de comover os corações mais endurecidos.

11 – O nome daqueles que propagarem esta devoção ficará escrito no meu Coração e de lá nunca será apagado.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page