top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Carnaval é feriado nacional? professora de direito explica

Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira



O Carnaval é uma festa tradicional no Brasil e o tempo mais prolongado de folga que as pessoas têm no ano. Mas, é feriado nacional? Essa é uma dúvida que sempre surge principalmente entre trabalhadores e empregadores.

 

Neste ano, o Carnaval ocorrerá entre os dias 10, sábado, e 13 de fevereiro, terça-feira, considerado o dia oficial da folia. A Quarta-Feira de Cinzas também é um dia que gera dúvidas, pois alguns locais têm jornada de trabalho normal, outros após o meio-dia e outros apenas no dia seguinte.

 

Então, como ficam empresas e trabalhadores nessa data? Trabalhadores podem ser dispensados? Precisam trabalhar? Como deve ser? A professora do curso de Direito da Estácio, Fernanda Mathiasi, explica se a festividade mais tradicional do Brasil configura feriado no país.



Em algumas cidades por determinação de Lei Municipal o Carnaval é feriado, mas são casos específicos, como explica Fernanda Mathiasi.



Porém, Fernanda Mathiasi, destaca que se a folga no período do Carnaval já é concedida pela empresa há algum tempo, ela precisa ser mantida. 



A professora de direito Fernanda Mathiasi fala sobre o dia após o Carnaval que é a Quarta-feira de Cinzas.



Com as mudanças no mercado de trabalho durante a pandemia da Covid-9, que flexibilizou as relações e os modelos de contratação, também surgem dúvidas quanto a acordos com empregados que estão sob outros regimes de contratação. A lei deverá ser aplicada a todas as modalidades de trabalho, seja presencial, híbrida ou telepresencial (home-office).

 

Já nas atividades consideradas essenciais e/ou ininterruptas, como, por exemplo, as relacionadas às áreas de saúde, transporte, segurança pública, linhas de produção, entre outras, em razão da impossibilidade de paralisação, os empregados trabalharão normalmente.

12 visualizações0 comentário
bottom of page