top of page

Cardeal Jaime Spengler toma posse da igreja titular em Roma neste sábado (8)

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 7 de fev.
  • 2 min de leitura

Por Vatican News


Foto: Vatican News
Foto: Vatican News

O arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, criado cardeal pelo Papa Francisco em 7 de dezembro durante Consistório Ordinário Público na Basílica de São Pedro, vai tomar posse de sua igreja titular em Roma no próximo sábado (8), como divulgado em comunicado do Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano. 


Ouça a matéria de Andressa Collet, do Vatican News





Como sinal de unidade com o Papa e a Igreja de Roma, todos os cardeais, quando nomeados, recebem um título de uma igreja na cidade eterna.


No caso de dom Jaime,  trata-se da igreja de "S. Gregorio Magno alla Magliana Nuova", que está localizada no bairro Portuense, em Roma, com sede paroquial desde 14 de dezembro de 1963. O último titular dessa igreja foi o cardeal brasileiro Geraldo Majella Agnelo (1933-2023), falecido aos 89 anos em 26 de agosto de 2023, quando o título ficou vacante.


O título cardinalício, diferentemente do cargo eclesiástico específico a que um cardeal pode ser chamado, é vitalício e simboliza a participação do cardeal no clero romano e a unidade do Colégio de Cardeais como um instrumento de apoio à atividade pastoral do Bispo de Roma: o Papa. É uma “pertença que exprime a unidade da Igreja e o vínculo de todas as Igrejas com a Igreja de Roma”, como já havia escrito o próprio Papa Francisco em carta divulgada em 12 de outubro dirigida a todos os novos cardeais deste 7 de dezembro.


Os novos compromissos do cardeal Spengler

O arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho), além de ser membro recém nomeado pelo Papa Francisco dos dicastérios para a Doutrina da Fé e do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano. Foi o único brasileiro a se tornar cardeal no Consistório de 7 de dezembro de 2024.


Como recorda o jornalista e colaborador do Vatican News, Pe. Gerson Schmidt, dom Jaime Spengler aos 64 anos torna-se parte do clero de Roma para poder representar "ainda mais oficialmente a Santa Sé Apostólica".  O novo cardeal "se torna conselheiro do Papa, juntamente com todo colégio cardinalício"; pode eleger um novo Papa, "também podendo receber votos quando da convocação do conclave, que é congregado quando da eleição do novo Pontífice".


Dom Jaime Spengler, continua Pe. Gerson, utiliza a mesma cruz peitoral usada pelo cardeal Vicente Scherer, "que marcou a história da Igreja do Rio Grande do Sul e do Brasil. Após 55 anos, a Arquidiocese de Porto Alegre volta a ver seu arcebispo criado cardeal. Dom Vicente Scherer foi criado cardeal pelo Papa São Paulo VI, em 28 de abril de 1969, e governou a diocese por 34 anos, até o ano de 1981, quando teve sua renúncia aceita por São João Paulo II".

Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page