top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cantatas e feira celebram o Advento em paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Roberta Oliveira

Imagem: Islem Benzegouta/Pixabay

Durante a celebração do Advento, paróquias na Arquidiocese de Juiz de Fora serão espaço de apresentações de cantatas e de feira de Natal a partir deste fim de semana.


Estão previstos eventos nas Igrejas da Glória, São Benedito, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Mateus, em Juiz de Fora. E também haverá apresentações nas paróquias São Miguel e Almas e São Joaquim e Sant'Ana, em Santos Dumont.



Programação de sábado, 17 de dezembro


Neste sábado, 17 de dezembro, às 19h30, os integrantes infantil e adulto do Coral Musicare se apresentam na Igreja da Glória, em Juiz de Fora.


Ainda em Juiz de Fora, o Coral Incantare se apresenta neste sábado, 17 de dezembro, as 20h, na Igreja São Benedito.


O Grupo Semana Santa fará duas apresentações de seu tradicional “Auto de Natal”. O primeiro local a receber o espetáculo será o Santuário Santa Luzia, localizado no bairro homônimo, em Juiz de Fora. A exibição está marcada para este sábado, 17 de dezembro, às 18h. O endereço do Santuário é Rua Ibitiguaia, 440 – Bairro Santa Luzia. A segunda apresentação será no domingo, 18, às 19h30, na Paróquia São Pio X. Neste dia a Santa Missa será às 18h. A Matriz fica na Rua Dr. Valter Nascimento Campos, 20, Bairro Ipiranga.




Em Santos Dumont (MG), o Coral São Miguel se apresenta neste sábado, 17 de dezembro, às 20h na Matriz de São Miguel e Almas. A paróquia incentiva a todos que forem prestigiar a cantata a realizarem um gesto concreto com doação de 1 kg de alimento não perecível ou um brinquedo.


Programação de domingo, 18 de dezembro


No domingo, 17 dezembro, haverá Feira de Artesanato de 8h às 12h na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com funcionamento da cantina. A igreja fica na rua Amambaí, 130, no Monte Castelo.


Em Santos Dumont, no domingo, 18 de dezembro, haverá cantata de natal na Matriz de São Joaquim e Sant'Ana, após a missa das 19h.


Programação na próxima semana


Os Corais São Mateus, Benedictus e Pró-Música e a Orquestra Sinfônica do Pró-Musica vão se apresentar na segunda-feira, 19 de dezembro, às 19h30, na Igreja São Mateus.


Celebrando o nascimento de Cristo e as promessas de paz propagadas em tradicionais composições brasileiras e estrangeiras para a ocasião, este ano, as apresentações contam com quatro importantes grupos.


Com entrada gratuita, os espetáculos reúnem 100 intérpretes que levantam suas vozes para acompanhar a Orquestra Sinfônica Pró-Música e seus 30 integrantes na execução de um repertório que traz como destaques as músicas “ “Noite escura (solo)”, “Glória in excelsis Deo”, “Natal todo dia”, “Maria e o Anjo”. “Oh happy day”, e “Noite feliz”, entre outras canções mais conhecidas e celebradas.

O regente Victor Cassemiro ressalta que as cantatas foram preparadas dentro do espírito de união e fraternidade da data. Para o maestro, esta é uma oportunidade de levar a públicos diversos, independente de crenças, importantes mensagens sobre amor e esperança nos novos tempos.


Segundo o Maestro, por exemplo, a música “Noite escura” tem sua escolha baseada no fato de ser uma canção tradicional da Igreja ortodoxa ucraniana, que tem a ver com o atual momento de conflitos, em que a paz se faz urgente e necessária. “Tu scendi dalle stelle” é uma música da tradição italiana, que remete à estrela que desce dos céus para anunciar a vinda do menino Jesus. Na sequência, “Oh happy day” e “I will follow him”, foram eternizadas pelos filmes “Mudança de hábito 1 e 2.



Já na próxima quinta-feira (22), a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora recebe os Arautos de Evangelho para um concerto, após a Celebração Eucarística das 19h. O endereço é Rua Santo Antônio, 1201 – Centro. E na sexta-feira (23), é a vez da Paróquia Nossa Senhora do Líbano receber a apresentação dos Arautos. O concerto será às 20h, após o encerramento da novena da comunidade. A Matriz fica na Rua Raulina Magalhães, 40 ‐ Bairro Grajaú.


Concerto de Natal dos Arautos do Evangelho em 2019, na Catedral | Foto: Arquivo.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page