Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Candidatos ao Diaconato Permanente se tornam Acólitos e Leitores


*Foto: Danielle Quinelato

No último sábado, 10 de agosto, dia de São Lourenço, padroeiro dos Diáconos, 25 candidatos ao diaconato permanente na Arquidiocese de Juiz de Fora, receberam os Ministérios de Acólito e Leitor. Este foi o primeiro passo no caminho da ordenação. A Santa Missa na Catedral Metropolitana, foi presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada por vários padres, contou com a participação de diáconos permanentes e dos familiares dos candidatos.


Durante o rito de instituição dos ministérios, os candidatos foram apresentados à assembleia e receberam, das mãos dos sacerdotes responsáveis por suas paróquias de origem, a Palavra de Deus e a Patena, onde são colocadas as hóstias para a consagração e a distribuição ao povo.


Dom Gil ressaltou que este é um passo importante na vida dos futuros diáconos, somando forças no trabalho da Igreja Particular de Juiz de Fora.

O Arcebispo de Juiz de Fora frisou ainda, a importância do serviço dos diáconos e, também, a contribuição destas ordenações para o II Sínodo Arquidiocesano que começará em outubro.

O diretor da Escola Diaconal Santo Estevão e Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, relatou a sua alegria por este momento.

Para o Diácono Ruy Figueiredo, vice-diretor da Escola Diaconal e presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), este tempo de acolitato de leitorado é muito rico e também de aprendizado.

O candidato ao Diaconato Permanente, Antônio Valentino da Silva Neto, pertencente à Paróquia Santo Antônio – Catedral, destacou a grande família que eles se tornaram nestes anos de formação, além do crescimento no serviço, na fé e também pessoal de cada um.

A ordenação diaconal dos 25 acólitos e leitores está prevista para 7 de dezembro, véspera da Solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição, às 15h, na Catedral Metropolitana. Até lá, os candidatos permanecem na Escola Diaconal.



*Sonoras: Danielle Quinelato