Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Candidatos ao Diaconato Permanente receberão Ministérios de Acólito e Leitor neste sábado (10)

Por Fabíola Castro

*Foto: Candidatos ao diaconato no encerramento do retiro, no mês passado, juntamente com Dom Gil e Monsenhor Luiz Carlos.

Depois de quatro anos de preparação, neste sábado, 10 de agosto - mesmo dia em que a Igreja celebra São Lourenço, padroeiro dos diáconos -, 25 candidatos ao diaconato permanente receberão os Ministérios de Acólito e Leitor. A Santa Missa, às 15h, na Catedral Metropolitana, será presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.


O Diretor da Escola Diaconal Santo Estevão, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, fala sobre este primeiro passo rumo à ordenação diaconal.

Após o recebimento dos ministérios, os futuros diáconos continuam em formação na Escola Diaconal.

O trabalho dos diáconos permanentes é muito importante para a Igreja e Monsenhor Luiz Carlos destaca esse serviço.

Monsenhor Luiz Carlos de Paula, que é atualmente o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, ao qual está ligada a Escola Diaconal Santo Estevão, explica o seu funcionamento.

Em entrevista para o jornal Folha Missionária, o presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), Diácono Ruy Figueiredo Neves, disse que a escolha dos candidatos ao diaconato permanente é sugerida pela igreja. “Desde o Concílio Vaticano II foi reaberta a ordenação diaconal para homens casados, ou solteiros, desde que estes façam votos de celibato. Primeiro a Igreja indica, através do padre e da comunidade paroquial, os possíveis candidatos. Os nomes vão para o Conselho Arquidiocesano de Diáconos, que é presidido pelo Arcebispo, onde acontece uma análise e avaliação dos nomes. Após a escolha eles se voltam a um estudo bíblico, teológico e pastoral”.


A celebração de recebimento dos Ministérios de Acólito e Leitor, pelos futuros diáconos neste sábado, acontece na Catedral, que fica localizada Rua Santo Antônio, 1201 - Centro de Juiz de Fora.


Confira o convite: