• Radio Catedral

Campanha "Dia D contra poliomielite" imuniza crianças em Juiz de Fora neste sábado (26)

Por Roberta Oliveira

Campanha de vacinação contra poliomielite será neste sábado. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.


Neste sábado, 26 de março, a vacinação de crianças menores de 5 anos contra a poliomielite estará disponível na área urbana de Juiz de Fora, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Sport Club, de 8h às 16h.


A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.


É importante que os pais, mães ou responsáveis compareçam aos postos. De acordo com a Secretaria de Saúde, atualmente, a a cobertura vacinal infantil do município está em torno de 40%, longe do ideal, que é de 95% do público alvo.


A supervisora do Setor de Imunizações da Secretaria de Saúde, Marcilene Chaves, explicou quais os critérios para a imunização.



Os pais, mães e responsáveis devem levar o cartão de vacina, para avaliação se há alguma dose pendente. Marcilene Chaves destaca a importância deste gesto para evitar o retorno de doenças que já estavam sob controle como a paralisia infantil, difteria e sarampo.



Por causa do atendimento do Dia D da Vacinação Infantil contra a Poliomielite, neste sábado, não haverá imunização contra a Covid-19. Nas UBSs da Zona Rural, a campanha de vacinação infantil será realizada no dia 2 de Abril.

0 comentário