• Radio Catedral

Campanha de vacinação contra a gripe continua em Juiz de Fora


*Foto: Agência Brasil

A meta geral de cobertura vacinal contra a gripe - mínimo de 90%, - estipulada pelo Ministério da Saúde foi atingida em Juiz de Fora, mas a Campanha Nacional de Vacinação, que tinha previsão de término na última terça-feira, 30 de junho, segue na cidade.


A medida tem por objetivo aumentar o número de vacinados dentre o público suscetível às formas mais graves da influenza.


Historicamente, crianças e gestantes são os públicos com menor cobertura vacinal. Este ano o cenário não foi diferente. Em Juiz de Fora, até o momento, o índice de imunização deste público chegou a 53,24% e 56,05%, respectivamente. Também figura nesta área adultos de 55 a 59 anos (50,95%) e puérperas (80,18%).


Com a baixa procura pela vacina por parte deste público, o Ministério da Saúde definiu que apenas pessoas que fazem parte do grupo prioritário serão vacinadas a partir de agora. Sendo assim, a aplicação não está liberada para outras faixas etárias. O grupo elegível, composto por crianças menores de seis anos, gestantes, mulheres no pós-parto (até 45 dias), adultos com idade entre 55 e 59 anos, idosos e profissionais de saúde, pode buscar pela imunização nas 63 unidades básicas de Saúde (UBSs), Pronto Atendimento Médico - PAM Marechal e Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DSCMA).


A imunização contra a gripe é importante principalmente neste período de inverno, mas não imuniza contra a covid-19, doença causada pelo coronavírus. A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, é segura. A dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação grave anterior ou alergia, também grave, a ovo de galinha.


As salas de vacinação funcionam nos seguintes locais e horários:


*Unidades Básicas de Saúde: 8h às 10h30 e 13h às 16h30;

*Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente: 8h30 às 15h30 - Rua São Sebastião, 772 - Centro. Neste posto, a vacina está disponível somente para crianças (seis meses a menores de seis anos), gestantes e puérperas;

*PAM Marechal: 8h às 16h30.


*Fonte: Site PJF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .