Por Roberta Oliveira
Está em andamento a campanha de vacinação antirrábica na zona rural de Juiz de Fora. Nesta segunda-feira, 7, as equipes realizam a busca ativa até 18h, com posto volante em Monte Verde e Pires.
A campanha tem duas equipes, compostas por seis Agentes de Combate às Endemias cada uma. Uma vai atender em postos fixos, áreas externas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), igrejas, campos de futebol, entroncamentos, escolas, trevos, e locais de fácil acesso.
A outra estará em postos volantes que realizam a “busca ativa” em visitas a sítios, fazendas, propriedades rurais e locais de difícil acesso.
José Geraldo de Castro Júnior, Supervisor de Controle de Zoonoses e Coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, destacou que a vacina protege os animais e os humanos contra a raiva.
José Geraldo de Castro Júnior comenta as orientações aos proprietários para o atendimento
A cidade não registra casos de raiva em cães e gatos desde 1998. No entanto, são registrados casos de raiva em bovinos e equinos, frequentemente na zona rural, transmitida principalmente por morcegos hematófagos. Por isso, José Geraldo orientou que outros animais também devem ser imunizados pelos proprietários.
O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico.
Comments