Caminhão movido a óleo de cozinha usado parte de Juiz de Fora para Belo Horizonte
- Radio Catedral
- 25 de fev.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PartecJF) realiza nesta quarta-feira, dia 26, a primeira viagem de um caminhão abastecido com 100% de biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha usado. O veículo partirá do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com destino a Belo Horizonte, simbolizando um avanço na redução dos impactos ambientais no setor de transportes.
A produção do biodiesel ocorre por meio de um processo químico simples e eficiente, que transforma um litro de óleo usado em aproximadamente um litro de biocombustível. A tecnologia utilizada pertence à empresa britânica Green Fuels, que forneceu a máquina de produção através de um fundo de financiamento do governo do Reino Unido. A coleta e o beneficiamento do óleo de cozinha usado são realizados pelo Instituto EPROS, garantindo um ciclo completo de sustentabilidade.
A transportadora Ibor é a parceira responsável pelo caminhão que será abastecido exclusivamente com biodiesel. Além dela, a Empav e o ônibus circular da UFJF também têm utilizado o combustível, ainda que em misturas com diesel fóssil. Os testes com a Ibor tiveram início em dezembro de 2024, demonstrando viabilidade para maior expansão do projeto. A aposta nesse biodiesel 100% renovável não só reduz emissões de gases do efeito estufa, como também promove a economia circular ao dar um novo destino a resíduos urbanos.
Bình luận