top of page

Câmara Municipal de Juiz de Fora celebra 172 anos como parte da democracia no Brasil

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 7 de abr.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral



Foto: Divulgação/CMJF
Foto: Divulgação/CMJF

A Câmara Municipal de Juiz de Fora celebra nesta segunda (7) 172 anos de história. Uma das instituições mais antigas da cidade, o Legislativo municipal está comemorando a data com uma programação especial que vai até o fim de abril.



O presidente da Câmara, vereador José Márcio-Garotinho, do PDT, destaca a importância do Legislativo como a maior casa representativa da democracia no país.



A trajetória da Câmara começou em 1853, com a posse dos sete primeiros vereadores da então Vila de Santo Antônio do Paraibuna. Desde então, a instituição passou por diversas mudanças políticas, incluindo dissoluções, reorganizações e o retorno do voto direto em 1947. Hoje, a Câmara continua exercendo papel decisivo na construção das políticas públicas e no desenvolvimento do município, como destaca Garotinho.



Além da atuação legislativa, a Câmara também se destaca por oferecer serviços importantes à população.


Entre eles, o Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) que, somente nos primeiros três meses deste ano, registrou 2.907 reclamações, um aumento expressivo em relação ao mesmo período do ano passado.


Outro destaque é o Centro de Atenção ao Cidadão, que oferece emissão de documentos como carteiras de identidade e certidões. No primeiro trimestre de 2025, foram realizados mais de 4 mil atendimentos, com 1.365 carteiras de identidade emitidas.


E o Centro Integrado de Atendimento à Mulher segue sendo referência no acolhimento a mulheres em situação de violência. Só neste início de ano, foram 248 atendimentos, incluindo apoio jurídico, psicológico e encaminhamento de medidas protetivas.

Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page