Bombeiros seguem buscas por homem desaparecido após as chuvas em Ubá (MG)
- Radio Catedral

- 9 de mar.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Está em andamento nesta segunda (9) o 14º dia de buscas pelo homem que permanece desaparecido após as fortes chuvas na última semana de fevereiro em Ubá, na Zona da Mata. Sete outras vítimas já foram resgatadas.
Segundo o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, são 33 militares empenhados, provenientes do 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB), 4º BBM, 2ª Companhia do 4º BBM, 2ª Companhia Independente, além de equipes especializadas do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (BEMAD), e Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (PEMAD) do 4° BBM, canil do 9º BBM e reforço das frações de Muriaé e Viçosa.
As equipes atuam em três frentes de trabalho ao longo da margem do rio Ubá, realizando varredura sistemática. Há ainda uma frente com escavadeira em ponto considerado de interesse, além de uma equipe especializada em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC).
Também são empregados dois drones equipados com câmeras térmicas, além de três pares bombeiro-cachorro, que realizam buscas terrestres em áreas estratégicas.
As ações operacionais contam ainda com mapeamento contínuo das áreas de interesse, utilizando ferramentas tecnológicas como Google Earth Pro para planejamento das buscas e a plataforma REDEMAISBRASIL, que auxilia na identificação da mancha de inundação e no direcionamento das equipes.
Paralelamente às buscas, militares do Corpo de Bombeiros também prestam apoio à Defesa Civil Municipal, realizando vistorias em áreas de risco e em estruturas ou edificações danificadas, com o objetivo de reduzir a possibilidade de novos desastres no município.






Comentários