top of page

Bombeiros reforçam orientações preventivas para casos de chuva forte

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 4 de abr.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


Uma forte pancada de chuva na tarde de quinta-feira (3) mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Empav para atendimentos relacionados às arvores. Tanto para situações de queda em residência ou na via pública quanto para risco de queda. Por isso, a corporação reforçou as medidas preventivas em situação de eventos climáticos adversos.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, Juiz de Fora e cidades vizinhas da Zona da Mata e Campo das Vertentes estão na área de dois avisos de chuva. O alerta amarelo de perigo potencial termina às 10h na manhã de sexta (4) e o outro, alerta laranja de perigo de chuvas intensas, começou nesta madrugada e vai até a noite de sábado (5).


A Defesa Civil informou que está acompanhando os modelos de previsão de tempo para Juiz de Fora. Se for constatado algum sinal de anormalidade, será emitido um alerta municipal nas redes sociais. Em caso de risco iminente, mantenha distância da área afetada e informe imediatamente os órgãos competentes: acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Defesa Civil, 199.


Atendimento na quinta-feira

Com a forte chuva, com queda de raios e ventos intensos, os Bombeiros atenderam à queda de uma árvore sobre uma residência no bairro Bosque dos Pinheiros. Não houve vítimas. A guarnição realizou o corte da árvore e a eliminação dos riscos à segurança dos moradores.


Também houve outras três solicitações para vistorias em árvores com risco de queda nos bairros Centro, Viña del Mar e Florestinha. As vistorias serão realizadas de acordo com a demanda operacional, sendo avaliado cada caso se há necessidade de intervenção por parte dos Bombeiro.

A equipe da Empav atendeu a outra queda de árvore na Rua José Lourenço, no São Pedro, para a retirada e a liberação da via.


Alerta a partir de sexta (4)

O outro alerta do Inmet é laranja, de perigo de chuvas intensas, que entrou em vigor nesta nesta madrugada até 23h59 de sábado, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Por isso, o Corpo de Bombeiros reforçou algumas orientações diante de eventos climáticos adversos e em período de chuvas:


• Evite estacionar veículos ou permanecer próximo a árvores durante chuvas e ventanias.

• Realize a poda preventiva de árvores localizadas em áreas particulares, especialmente se os galhos estiverem próximos a redes elétricas ou edificações.

• Fique atento a sinais de risco, como inclinação repentina do tronco, raízes expostas, solo encharcado ou rachaduras na base da árvore.

• Não tente remover galhos ou árvores caídas por conta própria; acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

• Durante tempestades, permaneça em local seguro, evite áreas alagadas e desligue aparelhos eletrônicos da tomada.

• Em caso de risco iminente, mantenha distância da área afetada e informe imediatamente os órgãos competentes.

Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page