Bento XVI: Padre Elílio reflete sobre legado teológico do Papa Emérito para a Igreja Católica
- Radio Catedral
- 5 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Por Roberta Oliveira

Nesta quinta-feira, 5 de janeiro, a Igreja Católica se despediu do Papa Bento XVI, com a realização das cerimônias de funeral e o sepultamento. O Papa Emérito morreu aos 95 anos no dia 31 de dezembro de 2022. Milhares de pessoas passaram pela visitação pública entre os dias 2 e 4 de janeiro na Basílica Vaticana.
Nesta manhã, no horário de Roma - madrugada no Brasil, o Papa Francisco presidiu as exéquias, que foram transmitidas pela Rádio Catedral FM em cadeia com a Rede Aparecida direto do Vaticano.
Mais que um pontífice, a trajetória do Papa Emérito Joseph Raztinger foi marcada pela contribuição ao pensamento da igreja que ele deixou em diferentes obras.
A Rádio Catedral trouxe uma entrevista no Jornal Boa Nova com o Padre Elílio de Faria Matos Júnior, da Catedral Metropolitana, que publicou um texto na internet sobre o assunto, para compreender um pouco mais sobre o legado teológico do Papa Bento XVI.

Um teólogo de pensamentos profundos e complexos
Primeiro, Padre Elílio de Faria Matos Júnior lembrou que, entre os diferentes serviços prestados à Igreja, o papa Ratzinger abraçou a vocação de ser teólogo.
Padre Elílio comenta que o encontro de homem com Deus na eternidade foi o cerne da análise teológica do Papa Bento XVI ao longo da vida.
Crer em Deus é o caminho para resolver conflito da humanidade
O conflito entre a razão divina ou a matéria como prioridade na vida humana foi o pensamento que norteou as reflexões de Bento XVI, como explica Padre Elílio.
Padre Elílio Júnior destacou a conclusão do Papa Bento XVI sobre a forma que acreditar em Cristo ajuda a humanidade a resolver este conflito.
"Jesus conduz o mundo para o eterno"
Diante das incertezas criadas a partir da falta de um sentido para a vida, Padre Elílio disse que Bento XVI enfatizou que o amor de Deus pela humanidade oferece um propósito na existência terrena.
"Jesus conduz o mundo para o eterno". É como Padre Elílio considera que podemos nos aproximar do legado teológico deixado por Papa Bento XVI.

Commentaires