top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Bendita Saúde: pediatra orienta como prevenir as doenças no período frio do ano

Por Rádio Catedral


A Secretaria Municipal de Saúde informou que a campanha de vacinação contra a gripe seguirá enquanto houver estoque dos imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida é uma das estratégias de prevenção de doenças comuns no período mais frio do ano.

 


Em entrevista ao Bendita Saúde, Silvia Fonseca, médica pediatra, infectologista e epidemiologista do IDOMED, explicou que o problema no período frio não é tanto a mudança brusca de temperatura, mas o ar mais seco sem a umidade da chuva.


Desta forma, os poluentes e agentes que causam alergias e infecções permanecem mais tempo no ar e afetam as pessoas. E os grupos que não possuem imunidade adequada, como idosos e crianças, são os que mais sofrem.


Uma confusão comum é entre gripe e resfriado. Silvia Fonseca explica qual é a diferença.



Sílvia Fonseca comenta que a gripe pode trazer consequências graves e que a melhor forma de se proteger é se imunizando contra os vírus causadores.



Com medidas simples no dia a dia, a pediatra Silvia Fonseca fala como é possível se proteger das crises alérgicas e dos resfriados.



A pediatra lembra um item que passou a fazer parte da vida dos brasileiros durante a pandemia da covid-19 e que pode ser útil neste período: as máscaras faciais.



Outras medidas simples de prevenção são: manter ambientes ventilados, higienizar as mãos corretamente e evitar contato próximo com pessoas doentes, são fundamentais para reduzir o risco de doenças infecciosas. Dormir pelo menos 8h por dia e manter uma alimentação saudável também contribuem significativamente para fortalecer o sistema imunológico e reduzir as chances de contrair gripes e resfriados.



6 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page