Por Rádio Catedral
Os atuais Reitor Marcelo Pereira de Andrade e Vice-reitora Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro venceram o processo de consulta eleitoral para a próxima administração da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Segundo a Comissão Eleitoral, foram contabilizados votos de 3.608 docentes, discentes e técnicos-administrativos, registrados nos campi da instituição na terça-feira (21). O resultado foi divulgado nesta quarta (22) pelo Comitê de Pesquisa Eleitoral 2023, que conduziu o processo.
Conforme a ata de apuração, estes foram os percentuais.
A Chapa 1, “UFSJ: Esperançar e Construir Mais”, formada pelos Marcelo Pereira de Andrade e Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro, recebeu 46% dos votos válidos. Foram 309 votos de docentes, 936 votos de discentes e 194 de técnicos-administrativos.
A Chapa 2, "UFSJ Juntos: Atitude, Respeito e Compromisso", com as candidatas Elisa Tuler de Albergaria e Maria Emanuela Esteves dos Santos, teve 14,82% dos votos.
A Chapa 3, "Dialogar para Transformar", composta por Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo e Alberto Ferreira da Rocha Junior - Alberto Tibaji, teve 11,06 dos votos.
E a chapa 4, "UFSJ Viva", com os candidatos Roberto Pires Calazans Matos e Stella Maris Resende, obteve 3,33% dos votos.
Ainda conforme o Comitê Executivo, brancos e nulos somaram 21%.
Após o final dos prazos regulamentares para apresentação e julgamento de recursos, o a previsão é de publicação do resultado na semana que vem.
Em seguida, o Colégio Eleitoral, formado pelos três conselhos superiores da UFSJ será o responsável por organizar a lista tríplice, que será encaminhada ao MEC, com antecedência mínima de 60 dias antes do término do mandato do atual reitor, para nomeação dos futuros gestores que ficarão à frente da instituição no período 2024-2028.
Comments