top of page

Arquidiocese de Juiz de Fora inicia caminhada de transição com espírito de fé e gratidão

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • 8 de jan.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral



Nesta quinta-feira, dia 8, o Papa Leão XIV acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou Dom Marco Aurélio Gubiotti como novo arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora.

 

Com a decisão, tem início oficialmente o período de transição na Igreja Particular de Juiz de Fora. Dom Gil não se despede neste momento da Arquidiocese. Ele passa a exercer a função de Administrador Apostólico, mantendo os mesmos direitos e deveres de um arcebispo metropolitano até a posse de seu sucessor. Também será celebrada, em data a ser definida, uma Missa em Ação de Graças pelo trabalho realizado por Dom Gil à frente da Arquidiocese.


Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, acompanhado pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo Vigário Judicial, Padre Geraldo Luiz Alves Silva, pelo chanceler Arquidiocesano, Padre Eder Luiz Pereira e pelo Padre Pierre Maurício, Dom Gil destacou o trabalho desenvolvido ao longo destes últimos 17 anos à frente da Igreja de Juiz de Fora.

A posse do novo arcebispo está marcada para o dia 7 de março, em Juiz de Fora, com horário ainda a ser confirmado. Neste período, dom Gil continua exercendo suas funções, agora como administrador apostólico. Mas ele já tem planos para o futuro.

Dom Gil também falou também sobre o novo arcebispo, cujo nome foi um dos indicados ao Papa Leão 14 por ele para sua sucessão.

Confira a entrevista na íntegra:




Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page