Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Arquidiocese ganha mais um Padre e Seminaristas são instituídos no Ministério de Leitor

Atualizado: 12 de Mar de 2019


Foto: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Fabíola Castro


Na manhã do último sábado, 9 de março, em uma Celebração Eucarística repleta de fiéis, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, foi ordenado presbítero, Emerson de Assis Braz. Ao mesmo tempo, foram instituídos no Ministério de Leitor, os seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, João Carlos Ventura de Oliveira, Kayo Cerqueira de Paiva, Leandro de Senna Monaia e Rafael Lúcio da Silva Damasceno.


A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada por vários padres, participada também por diáconos permanentes, candidatos ao diaconato, seminaristas, além de familiares e amigos do neo-sacerdote e dos novos leitores instituídos. Estava presente ainda o Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas.


Dom Gil falou da sua alegria e toda a Igreja em ordenar um sacerdote.

O Arcebispo de Juiz de Fora destacou também a instituição do Ministério de Leitor aos quatro seminaristas.

Padre Emerson que escolheu como lema de ordenação o Salmo 39, “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!”, definiu este dia como de gratidão e celebração.


O seminarista João Carlos comentou sobre este primeiro passo rumo à ordenação sacerdotal, o recebimento da Palavra de Deus.


Para o seminarista Kayo este passo representa mudança.


Rafael Damasceno destacou a alegria dessa caminhada em direção à consagração total a Deus.


O seminarista Leandro finalizou com um agradecimento e convite.


Ao final da Santa Missa, Padre Emerson proferiu seu discurso de agradecimento e falou também em nome dos seminaristas. A ata da ordenação e instituição do ministério de leitor foi lida pelo Chanceler da Arquidiocese, Padre Éder Luiz Pereira.


Logo após a Santa Missa, todos foram convidados a se confraternizarem pelo momento festivo com um almoço no Seminário Santo Antônio.


As primeiras missas de Padre Emerson foram realizadas neste domingo (10), na sua Comunidade de origem, Santa Clara, e na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Bairro Francisco Bernardino. Já no dia 17 de março às 19h, o neo-sacerdote celebrará na Paróquia Senhor Bom Jesus do Matozinhos, em Bom Jardim de Minas, onde atuou como Diácono.


Os seminaristas receberão o ministério de acólito, na Quinta-feira Santa, 18 de abril, durante a Missa dos Santos Óleos, às 9h, também na Catedral de Juiz de Fora.