• Radio Catedral

Arquidiocese de Juiz de Fora e Diocese de Óbidos celebram fortalecimento do projeto Igrejas-Irmãs

Por Fabíola Castro

*Foto: Arquidiocese JF

No último domingo, 8 de novembro, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora foi celebrada uma Santa Missa missionário-sinodal em ação de graças pela parceria desta Igreja Particular com a Diocese de Óbidos (PA), através do projeto Igrejas-Irmãs.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Eucaristia que foi concelebrada pelo Bispo de Óbidos, Dom Bernardo Johhanes Bahlmann, OFM, e demais Padres da Catedral. O religioso veio a Juiz de Fora para ordenar o Diácono Marcus Vinicius Fernandes da Silva que realizou sua formação em Teologia no Seminário Santo Antônio.


Dom Gil ressaltou que a presença do bispo da Diocese paraense e parceira da Igreja de Juiz de Fora vem confirmar a fraternidade eclesial.

Dom Bernardo falou da caminhada de união missionária que caracteriza o projeto Igrejas-Irmãs.

O Bispo de Óbidos conta que a parceria se intensificou ainda mais quando ele e Dom Gil assumiram as duas dioceses.

A Igreja Particular de Juiz de Fora enviava padres para missão nas terras obidenses e mais tarde assumiu uma paróquia.

Além dos sacerdotes, a missão Juiz de Fora/Óbidos conta com o envio de leigos e seminaristas.

O recém-ordenado Diácono Transitório, Marcus Vinicius, é fruto da parceria do projeto Igrejas-Irmãs e na Missa do último domingo (8), um dia após a sua ordenação, teve a oportunidade de servir ao altar como Diácono pela primeira vez ao lado dos dois Bispos.

Igrejas-Irmãs


O projeto Igrejas-Irmãs foi criado em 1972, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para que a Igreja do Sul e Sudeste do país pudesse colaborar com a Igreja do Norte e Nordeste. O projeto é uma forma de solidariedade e de comunhão entre Igrejas.


O atual administrador paroquial da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, Padre José de Anchieta Moura Lima, foi o primeiro sacerdote da Arquidiocese a ir em missão para morar por um tempo em terras amazônicas.

Padre Anchieta diz que inicialmente a parceria da Igreja de Juiz de Fora foi com o envio de ajudas, para mais adiante serem enviados de fato os missionários.

Desde então, Padres da Arquidiocese de Juiz de Fora são enviados para a missão em Óbidos permanecendo de seis meses a três anos na Paróquia São Martinho de Lima que está sob os cuidados desta Igreja. O Padre Leonardo Loures está atualmente em missão pela segunda vez na Amazônia e vai permanecer lá por seis anos.


Clique aqui e confira as fotos da Missa.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .