Arquidiocese de Juiz de Fora e Diocese de Óbidos celebram fortalecimento do projeto Igrejas-Irmãs
- Radio Catedral
- 10 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Por Fabíola Castro

No último domingo, 8 de novembro, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora foi celebrada uma Santa Missa missionário-sinodal em ação de graças pela parceria desta Igreja Particular com a Diocese de Óbidos (PA), através do projeto Igrejas-Irmãs.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Eucaristia que foi concelebrada pelo Bispo de Óbidos, Dom Bernardo Johhanes Bahlmann, OFM, e demais Padres da Catedral. O religioso veio a Juiz de Fora para ordenar o Diácono Marcus Vinicius Fernandes da Silva que realizou sua formação em Teologia no Seminário Santo Antônio.
Dom Gil ressaltou que a presença do bispo da Diocese paraense e parceira da Igreja de Juiz de Fora vem confirmar a fraternidade eclesial.
Dom Bernardo falou da caminhada de união missionária que caracteriza o projeto Igrejas-Irmãs.
O Bispo de Óbidos conta que a parceria se intensificou ainda mais quando ele e Dom Gil assumiram as duas dioceses.
A Igreja Particular de Juiz de Fora enviava padres para missão nas terras obidenses e mais tarde assumiu uma paróquia.
Além dos sacerdotes, a missão Juiz de Fora/Óbidos conta com o envio de leigos e seminaristas.
O recém-ordenado Diácono Transitório, Marcus Vinicius, é fruto da parceria do projeto Igrejas-Irmãs e na Missa do último domingo (8), um dia após a sua ordenação, teve a oportunidade de servir ao altar como Diácono pela primeira vez ao lado dos dois Bispos.
Igrejas-Irmãs
O projeto Igrejas-Irmãs foi criado em 1972, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para que a Igreja do Sul e Sudeste do país pudesse colaborar com a Igreja do Norte e Nordeste. O projeto é uma forma de solidariedade e de comunhão entre Igrejas.
O atual administrador paroquial da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, Padre José de Anchieta Moura Lima, foi o primeiro sacerdote da Arquidiocese a ir em missão para morar por um tempo em terras amazônicas.
Padre Anchieta diz que inicialmente a parceria da Igreja de Juiz de Fora foi com o envio de ajudas, para mais adiante serem enviados de fato os missionários.
Desde então, Padres da Arquidiocese de Juiz de Fora são enviados para a missão em Óbidos permanecendo de seis meses a três anos na Paróquia São Martinho de Lima que está sob os cuidados desta Igreja. O Padre Leonardo Loures está atualmente em missão pela segunda vez na Amazônia e vai permanecer lá por seis anos.
Clique aqui e confira as fotos da Missa.
Comentarios