Por Roberta Oliveira
Segunda-feira, 1º de maio, a Igreja Católica celebra São José Operário. A festa foi instituída em 1955, pelo Papa Pio XII para dar um sentido cristão à “festa do trabalho” e um protetor e modelo aos trabalhadores: o artesão e marceneiro de Nazaré, patrono da Igreja Católica.
Em Lima Duarte, a Igreja São José Operário, que fica na Rua Tiradentes, s/nº, Bairro Vila Cruzeiro e pertence à Paróquia Nossa Senhora das Dores estará aberta para visitação a partir das 13h e às 19h será celebrada missa solene em honra ao padroeiro.
O pároco solidário Padre José Anchieta Moura Lima lembrou o exemplo de São José diante do trabalho.
Padre Anchieta reforçou que o trabalho é um dos caminhos para a dignidade da pessoa e de um núcleo familiar.
Padre Anchieta destacou que, assim como São José, devemos fazer do trabalho uma bênção de Deus e rezar para que todos consigam exercer o ofício e ter vida digna.
Imagens da novena de São José Operário em Lima Duarte
Na preparação para a festa do padroeiro, a comunidade recebeu padres e seminaristas convidados para presidir a novena encerrada neste domingo, 30 de abril.
Jesus, exemplo de trabalho
“O mundo do trabalho é prioridade humana, é prioridade cristã, a partir de Jesus trabalhador. Onde há um trabalhador, ali há o olhar do amor do Senhor e da Igreja. Lugares de trabalho são lugares do povo de Deus”.
As palavras de Papa Francisco no Encontro com Trabalhadores em Gênova, Itália, em 2017, são o tema do editorial com o Padre José Domício.
Confira também:
São José Operário, carpinteiro de Nazaré, guardião dos trabalhadores
"São José Operário é exemplo de vocação, graça e missão", destaca Padre Zucka
São José Operário: Patrono dos trabalhadores é celebrado na Arquidiocese de Juiz de Fora
"Valei-me, São José": Dom Gil destaca a fé irrestrita do patrono da Igreja em Deus
São José: "imitemos a coragem e a disposição em seguir os planos de Deus", exorta Dom Gil
Commentaires