top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Aplicação da 5ª dose contra a Covid-19 para imunossuprimidos de 18 anos ou mais começa em JF

Por Rádio Catedral

*Foto: PJF.

A Prefeitura de Juiz de Fora informou que iniciou nesta segunda-feira, 5, a aplicação da quinta dose da vacina contra a Covid-19 para as pessoas com 18 anos ou mais com imunossupressão. Quem recebeu a quarta dose há mais de quatro meses e se encaixa neste público-alvo já pode buscar por mais este reforço. Conforme a Secretaria de Saúde, os imunocomprometidos de 12 a 17 anos também estão aptos a partir desta segunda-feira, 5, a receber uma quarta dose dos imunizantes.


As vacinas contra a Covid são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, exceto na quinta-feira,que as UBSs funcionam de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30. Os imunizantes são aplicados também no Serviço de Saúde do Idoso, no bairro Granbery, para pessoas acima dos 12 anos, das 8h às 16h.


As pessoas imunossuprimidas que vão receber a dose de reforço precisam apresentar a ficha de vacinação, impressa e preenchida, que está disponível no site da Prefeitura de Juiz de Fora, o cartão de vacina, um documento de identificação com foto e um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.


De acordo com a pasta da saúde vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), podendo o município utilizar esses imunizantes conforme a disponibilidade no seu território.


São considerados imunossuprimido, conforme divulgado pela secretaria de saúde, quem possui imunodeficiência primária grave; realiza quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias e de drogas modificadoras da resposta imune; pessoas auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; e pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page