Por Rádio Catedral*
A comunidade do Distrito de Sarandira em Juiz de Fora está duplamente em festa celebrando a sua Padroeira Nossa Senhora do Livramento e na Matriz que será reaberta neste sábado, 19 de agosto, após 12 anos fechada para reforma. A igreja foi fechada em 2011 por conta de problemas estruturais e as intervenções aconteciam desde abril de 2022. Nesse momento, com a sua estrutura refeita e segura, ela volta a receber os fiéis para as celebrações.
Nossa Senhora do Livramento é celebrada em 15 de agosto, mas a festa será comemorada neste sábado, dia 19, a partir das 17h, com a reabertura da Matriz e procissão. Em seguida, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidirá Santa Missa com a coroação a Maria.
Dom Gil destaca a alegria da reabertura do templo religioso.
Após a Missa, haverá leilão de prendas, funcionamento de barraquinhas e apresentação musical.
A Igreja Nossa Senhora do Livramento, datada do final do século 19, é tombada pelo município de Juiz de Fora desde 2004. O templo foi interditado em 2011, quando apresentava condições críticas, estruturalmente e esteticamente, estando com fissuras, madeiramento comprometido e pinturas bastante danificadas.
Três anos depois, por iniciativa do então Pároco, Padre Liomar Rezende de Moraes, a Arquidiocese de Juiz de Fora firmou uma parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a formatação de quatro projetos de extensão com o objetivo de desenvolver um plano básico de restauração arquitetônica. Eles foram finalizados em 2015, mas apenas o projeto estrutural, doado pelo engenheiro Antônio Francisco de Souza Cardoso, estava pronto.
Antes mesmo da entrega das propostas, especialistas em estruturas contratados pela comunidade sugeriram algumas medidas de urgência, entre elas, o escoramento da igreja, o que aconteceu entre o final de 2015 e o início de 2016.
Ao mesmo tempo, foram compatibilizados os projetos complementares – hidráulico, elétrico e luminotécnico – e realizado o levantamento topográfico do imóvel. Os trabalhos ficaram paralisados até 2019, quando foi retomada a proposta de restauração e reabilitação da Matriz, finalizada em outubro de 2020. No ano seguinte, foi entregue o projeto do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Depois de oito anos do início dos esforços em prol da Matriz Nossa Senhora do Livramento, os projetos Arquitetônico, Estrutural, Hidrossanitário, Elétrico, do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas e Bens Integrados foram apresentados ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (COMPPAC), órgão responsável pela avaliação e aprovação dos planos relacionados aos bens tombados em Juiz de Fora. O alvará correspondente ao projeto estrutural da igreja foi concedido em março de 2022, sendo as obras iniciadas em 4 de abril. O projeto estrutural, orçado em R$ 300 mil, se deu com recursos da Paróquia Nossa Senhora do Livramento e aporte da Arquidiocese de Juiz de Fora.
Em preparação para a festa deste sábado (19), a comunidade paroquial se uniu em mutirão no último domingo (13) para limpar a Igreja Matriz. Segundo informações das redes sociais, a iniciativa contou com a ajuda de uma equipe do Demlurb.
*Com informações de Arquidiocese JF.
Comments