• Radio Catedral

Alopecia: saiba o que é

Por Fabíola Castro

Foto do site pfizer.com.br.

Alopecia: esse assunto ficou muito em evidência no fim do mês passado na mundialmente famosa cerimônia do Oscar 2022. Nesta cerimônia, o ator Will Smith deu um tapa no apresentador e humorista Chris Rock que estava no palco. A situação aconteceu após o humorista fazer uma piada sobre a Jada Pinkett Smith, esposa de Will, que tem o cabelo raspado porque sofre de alopecia, que causa a queda de cabelo.


A alopecia é uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo. Porém, o tipo mais comum é a que se manifesta no couro cabeludo. O distúrbio, que pode ser transitório ou definitivo, tem diferentes causas possíveis, tipos e graus e é o que explica, na entrevista, abaixo, a Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Laís Villela.


Confira:


A alopecia é uma doença? Como ela se caracteriza?


Quais são os principais sintomas? O que a pessoa deve observar que a leve a procurar ajuda médica?


Qual profissional procurar para se chegar a esse diagnóstico e como ele é feito?


A alopecia pode atingir homens e mulheres? Há uma idade de maior incidência? Atinge muitas pessoas?


Como é realizado o tratamento? Tem cura?


Quais são as causas da alopecia?


É possível prevenir?


É importante buscar a informação correta sobre a alopecia para que a pessoa possa se cuidar e as pessoas em volta possam ajudar e ter empatia. Dra. Laís quais a suas considerações finais?


A alopecia não é contagiosa, como destacou a Dra. Laís, e não apresenta riscos à saúde, além da perda capilar em si. A perda capilar em pessoas com algum tipo de alopecia pode ser intensificada por fatores emocionais, como estresse intenso. Por isso, são tão importantes os cuidados e o tratamento correto.



0 comentário