top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Agosto Dourado: programação conscientiza sobre aleitamento materno em Juiz de Fora

Por Roberta Oliveira


Uma programação especial celebra o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno em Juiz de Fora. Estão previstos eventos educativos e de conscientização, que incluem capacitação, curso, educação em saúde e salas de espera ao longo do mês.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê, seguindo de amamentação continuada com alimentos complementares adequados, por até dois anos ou mais.



A Técnica de Enfermagem do Banco de Leite Humano da Prefeitura de Juiz de Fora, Alessandra Cristina Feliciano, fala sobre o tema deste ano, que aborda o retorno das mães ao mercado de trabalho e a importância de incentivar o aleitamento materno.



Alessandra Cristina Feliciano comenta sobre o atendimento oferecido no Banco de Leite Humano em Juiz de Fora



Curso de Gestantes


Entre os eventos, está previsto o Curso de Gestantes em 16 de agosto na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu JF), na Rua São Sebastião, 780.


São 50 vagas para gestantes, com direito a acompanhantes da Rede de Apoio. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, presencialmente, no Banco de Leite Humano , na Rua São Sebastião, 772, 3º andar, de 7h às 12h e de 13h às 16h ou através de formulário online.


Agosto Dourado


Conforme divulgado pela Prefeitura, a cor dourada faz alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que foi definido pela OMS, por ser um alimento fundamental para a saúde das crianças nessa fase da vida, já que possui anticorpos necessários para o desenvolvimento do seu sistema imunológico. Além disso, o Agosto Dourado é importante para o incentivo à doação de leite materno, já que bebês prematuros necessitam deste aleitamento.

Programação Agosto Dourado


01/08 – Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Educação em Saúde tema Aleitamento materno e doação de leite humano no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA).

Equipe BLH Juiz de Fora, Estagiárias de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


01/08 a 07/08 – Sala de Espera

Tema: Aleitamento materno

Público alvo: Gestantes do Departamento da Mulher e sala de vacinas durante a vacinação de BCG e HEP B (Cultive).

Horário: 15h às 16h30

Local: Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente.


16/08 - Curso de Gestantes

Tema: Pré-natal, Amamentação, Doação de leite materno e cuidados com o bebê.

Horário: 13h às 16h

Local: Sinserpu JF - Rua São Sebastião, 780

24/08 - Capacitação Manejo clínico – Aleitamento materno

Horário: 13h às 17h

Local: Auditório Superintendência Regional de Saúde - Av. dos Andradas, 222

Público Alvo: Profissionais das UBS e Maternidades

Convidados: Tutoras do Amamenta Alimenta Brasil e Equipe BLH Juiz de Fora SS/PJF – (Principais causas de desmame precoce, fissura mamária /pega correta, ingurgitamento mamário, mastite, obstrução de ductos, massagem /ordenha); Fonoaudiólogas do Hospital Regional João Penido - Disfunções orais e o manejo na amamentação

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page