top of page

Adeus ao Papa Bento XVI: Dom Gil envia ao Papa Francisco as condolências da Arquidiocese de JF

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 5 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral

*Registro da entrega do Pálio pelo então Papa Bento XVI a Dom Gil Antônio Moreira, em 29 de junho de 2009.

Nesta quinta-feira, 5 de janeiro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, enviou ao Papa Francisco uma carta de condolências pelo falecimento do Papa Bento XVI. No texto, o Pastor Arquidiocesano destacou que a nossa Igreja Particular está unida nas orações pelo Papa Emérito.


“Sua vida de simplicidade, humildade, oração, penitência, amor inconteste à Eucaristia, a Maria e à Igreja são legados importantes para o presente e o futuro, além de serem sinais eloquentes de sua santidade pessoal”, destacou Dom Gil.

Na coletiva realizada nesta semana na Cúria Metropolitana, Dom Gil Antônio Moreira fez questão de ressaltar a importância de Bento 16 para a Igreja Católica.


Dom Gil Antônio Moreira


Em 2004, foi elevado a Bispo Diocesano de Jundiaí (SP) pelo então Papa João Paulo II, tomando posse em 15 de fevereiro. Lá permaneceu por cinco anos. No dia 28 de janeiro de 2009, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora pelo Papa Bento XVI, tendo tomado posse em 28 de março seguinte, numa memorável liturgia na Catedral Metropolitana de Santo Antônio.



Confira a íntegra da carta enviada pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira:


Amado Papa Francisco,
Unidíssimo ao vosso coração de Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, nós e toda a nossa Arquidiocese de Juiz de Fora manifestamos nossas sentidas condolências pelo passamento do Papa Emérito, Bento XVI, celebrando com toda a Igreja a sua Páscoa definitiva, em atitude de plena gratidão pelo que representou seu pontificado, além de sua obra teológica extraordinária que reforça as bases sólidas dos ensinamentos da Igreja.
Sua vida de simplicidade, humildade, oração, penitência, amor inconteste à Eucaristia, a Maria e à Igreja são legados importantes para o presente e o futuro, além de serem sinais eloquentes de sua santidade pessoal.
A Arquidiocese de Juiz de Fora, que há pouco encerrou seu 2º Sínodo Arquidiocesano, se une em forma genuinamente sinodal aos vossos propósitos para a Igreja inteira, enquanto está construindo seu Sínodo Universal, para orar nesta manhã em sufrágio do defunto pontífice emérito, renovando nossa inabalável fé na ressurreição dos mortos e na vida eterna.
Informo a Vossa Santidade que na Catedral de Juiz de Fora incluímos as intenções de sua bondosa alma na Missa do Domingo passado e durante todos os dias desta semana e hoje, será celebrada a Missa Exequial. Também determinamos que, em todas as 91 paróquias da Arquidiocese, fossem celebradas missas nestas mesmas intenções e que fossem soados os sinos de todas as igrejas ao momento da deposição do corpo no túmulo da cripta vaticana.
Devotamente em Cristo Jesus Ressuscitando,
Dom Gil Antônio Moreira Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora-Brasil

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page