• Radio Catedral

Abertas inscrições para o Enem 2022


As provas do Enem são uma das portas de entrada nas universidades públicas e também particulares com bolsa.


Por Rádio Catedral

Foto: Instagram - inep_oficial / divulgação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta terça-feira, 10 de maio, as inscrições para as versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, na Página do Participante até o sábado, 21 de maio. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.


Para os estudantes que não conseguiram a isenção, o valor da taxa de inscrição para o Enem 2022 é de R$ 85. Nesta edição, o pagamento pode ser feito por meio do pix, cartão de crédito ou boleto bancário que deve ser pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios até o dia 27 de maio.


O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 e das justificativas de ausência na edição anterior já estão disponíveis também na Página do Participante. Lembrando que a aprovação dos pedidos de isenção não garante a inscrição no exame e os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão realizar a inscrição.


As solicitações para atendimento especializado também deverão ser feitas por meio da Página do Participante entre 10 e 21 de maio. Para o Enem Digital serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar essa opção.


O pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cassiano Amorim, destaca a importância do Enem.


Por meio das notas das provas do Enem, os estudantes podem também conseguir bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades privadas.


Provas

No primeiro domingo de provas, 13 de novembro, serão cobradas 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação. Já no segundo dia serão abordadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.


Horários
  • Abertura dos portões: 12h

  • Fechamento dos portões: 13h

  • Início das provas: 13h30

  • Término das provas no 1º dia: 19h

  • Término das provas no 2º dia: 18h30

0 comentário