top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"A vacina é segura e a única forma de prevenção contra a poliomielite", diz subsecretário de Vigilância em Saúde de MG

Por Rádio Catedral


Foto: Fábio Marchetto/Imprensa MG

A Campanha de Vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até 30 de junho. O anúncio do Governo de Minas Gerais foi reiterado pela Prefeitura de Juiz de Fora.


A meta é imunizar 95% do público alvo, que são 826.581 crianças menores de 5 anos no estado. A imunização é a única forma de prevenir a doença que pode causar a paralisia infantil. A vacina contra a poliomielite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os adultos devem levar as crianças com o cartão de vacinação, como reforça Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria

de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).




Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de vacinação contra pólio em Minas Gerais, em 2023, foi de 87,88% em menores de um ano, e de 81,58% em crianças com um ano de idade. Já em 2024, no período de janeiro a março, foi de 88,39%, em crianças menores de um ano de idade, e de 81,97%, em crianças com um ano de idade.


O último caso de poliomielite no Brasil foi em 1989, e o país foi certificado livre do poliovírus selvagem em 1994. Mas, em 2023, foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus e, por isso, a vacinação é crucial.


Onde Vacinar em Juiz de Fora


34 Unidades Básicas de Saúde (UBS): Das 9h às 18h (segunda à sexta-feira); 9h às 13h30 e das 16h às 18h (quinta-feira); 8h às 11h (nas edições do Imuniza JF, realizados aos segundos e quartos sábados do mês):

 

Alto Grajaú

Bairro Industrial

Bandeirantes

Cidade do Sol

Filgueiras

Furtado de Menezes

Granjas Bethânia

Jardim Esperança

Jardim Natal

Jóquei Clube I

Jóquei Clube II

Linhares

Marumbi

Milho Branco

Monte Castelo

Nossa Senhora Aparecida

Nova Era

Progresso

Retiro

Santa Cecília

Santa Cruz

Santa Efigênia

Santa Luzia

Santa Rita

Santo Antônio

Santos Dumont

São Benedito

São Judas Tadeu

São Pedro

São Sebastião

Teixeiras

Vale Verde

Vila Esperança

Vila Ideal

 

Unidades Básicas de Saúde (UBS) Parque Guarani, Barreira do Triunfo, Jardim da Lua e Vila Olavo Costa: Das 9h às 16h (segunda à sexta); 9h às 14h30 (quinta-feira).

 

Demais Unidades Básicas de Saúde (UBS): Das 9h às 10h30 e das 13h às 16h (segunda à sexta); 8h às 10h30 e das 13h às 14h30 (quinta-feira).

 

Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA):  

Rua São Sebastião, 772/776, Centro: 8h às 16h (segunda a sexta).


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page