*Por Danielle Quinelato

No início desta semana, foi realizada, no prédio da Cúria Metropolitana, a última reunião antes da abertura litúrgica do 2º Sínodo Arquidiocesano, prevista para 27 de outubro. O encontro foi conduzido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.
Participaram, na ocasião, religiosos e leigos pertencentes à Comissão Ampliada. Em entrevista à WebTV “A Voz Católica”, lembrou que a celebração vai recordar o encerramento do Mês Missionário Extraordinário e do Sínodo para a Amazônia, além de marcar a admissão às ordens dos diáconos que vão ser ordenados em dezembro.
Dom Gil completou, mostrando sua expectativa com o início do II Sínodo.
O Assessor Teológico do II Sínodo, Padre Geraldo Dondici Vieira, lembrou do tema que vai reger as atividades: “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados.
O Secretário-Executivo de Pastoral e coordenador do II Sínodo, Padre Everaldo José Sales Borges, ressaltou que vai ser um passo importante no caminho pastoral da Igreja local.
Durante a reunião, o Professor Davi Maçaneiro foi o responsável por aprofundar o quarto capítulo do documento “Sinodalidade e missão na vida da Igreja”. Ele explica que o objetivo foi descobrir a espiritualidade que deve mover os delegados sinodais.
O encontro ainda contou com uma explanação sobre o Sínodo para a Amazônia, assunto abordado pelo Padre Leonardo Loures. Além disso, foi oficializada a logomarca do II Sínodo Arquidiocesano e feito um relato sobre o andamento dos relatórios enviados por paróquias, escolas católicas, congregações, pastorais, movimentos e associações.
Commenti