top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

A importância do acolhimento na adaptação escolar das crianças

Por Rádio Catedral

*Foto: Pixabay.

Nesta semana milhares de estudantes das redes pública e privada começaram as aulas nas escolas. Esse momento pode ser um desafio muito grande para as crianças pequenas e para os pais.


A expectativa é grande tanto para quem está voltando aos estudos, quanto para quem está começando a jornada escolar, o que pode gerar também muita ansiedade. Ao serem inseridas em um novo ambiente, as crianças pequenas podem manifestar insegurança, medo e desconforto. Geralmente, é nesse ciclo que ocorre a primeira experiência dos pequenos longe da família. Sendo assim, é necessário ter muito cuidado. Por isso, as primeiras semanas são dedicadas à adaptação, principalmente para as crianças menores.


A pedagoga Ana Paula Martins Croci, especialista em psicopedagogia com 36 anos de experiência na docência e coordenação escolar de educação infantil e ensino fundamental explica sobre esse assunto e como lidar nesse momento.


Confira:


Todas as crianças precisam de adaptação escolar? Ou há uma faixa etária específica?



Como deve ser a realização dess adaptação escolar?



O que não pode ser admitido durante a adaptação?



Existe tempo mínimo e máximo para a fase de adaptação escolar?



Qual o papel de pais e escola para uma boa adaptação escolar?



O choro pode ser algo comum nesse momento de adaptação na escola e como a família pode diferenciar o choro de ansiedade pela separação daquele de quando a criança de fato não se sente bem naquele ambiente?



 

O ingresso na escola é o primeiro passo para que as crianças construam vivências fora do ambiente familiar e contribuiu para seu o desenvolvimento. É só o início de um longo e valioso processo de aprendizado e formação. E essa iniciação com acolhimento é fundamental.

38 visualizações0 comentário
bottom of page