top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

A força da bênção: Dom Gil reflete sobre o sim de Maria e a missão de vida de Bento XVI

Por Roberta Oliveira

Dom Gil Antônio Moreira - Arcebispo de Juiz de Fora | Foto: reprodução Web TV A Voz Católica.

Neste último domingo, 1º de janeiro, durante a missa de Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, no encerramento da Oitava de Natal, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, falou sobre as bênçãos na nossa vida. Na homilia, ele também reforçou a importância de Bento XVI para a Igreja Católica. O Papa Emérito faleceu no sábado, 31 de dezembro, aos 95 anos.


Na reflexão, Dom Gil Antônio Moreira lembrou nosso hábito de desejar bênçãos uns aos outros especialmente neste período de virada de ano.


O Arcebispo chamou a atenção dos fiéis para como Maria agiu diante das repercussões da chegada de Jesus ao mundo.



“Ele queria ser alguém capaz de abençoar a Igreja”, destacou Dom Gil sobre Bento XVI


Ao refletir sobre as leituras deste domingo, 1º, que abordaram a importância dos nomes que trazem o significado importante da missão daquela pessoa, Dom Gil Antônio Moreira lembrou que Bento significa "abençoado".


No sábado, 31, o Arcebispo Metropolitano divulgou uma nota de pesar sobre a morte do Papa Emérito. No domingo, 1º, durante a homilita, Dom Gil reforçou a importância de Bento XVI para a comunidade católica.


Os católicos na Itália já estão se despedindo do Papa Emérito Bento XVI. O corpo está exposto para saudação dos fiéis na Basílica de São Pedro. O funeral será presidido pelo Papa Francisco na quinta-feira, dia 5, às 5h30, no horário de Brasília, na Praça São Pedro. Após a cerimônia, o corpo será sepultado na cripta vaticana.


Íntegra da Nota de Dom Gil Antônio Moreira


Faleceu o Papa Bento
Com muito pesar comunico que faleceu nesta manhã [31 de dezembro de 2022] nosso amado Papa Bento XVI.
Encontrava-se em sua residência, o Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano , depois de alguns dias de agravamento de sua enfermidade.
Aguardemos as informações da Santa Sé sobre maiores detalhes e como serão as celebrações exequiais.
De princípio, unidos ao coração condoído do amado Papa Francisco, a nossa Arquidiocese de Juiz de Fora se irmana com toda a Igreja, nesse momento de dor e eleva a Deus, Senhor de nossas vidas, do tempo e da eternidade, terna gratidão por aquilo que significou sua vida, sua inteligência privilegiada colocada a serviço da fé, seu pastoreio exercido, com sacrifícios e muito amor, a favor de coisas de Deus, pois sempre se apresentou como “Servidor da Verdade “.
Descanse em paz, homem santo de Deus!
Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora.

Confira também:



13 visualizações0 comentário
bottom of page