top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

A Festa do Batismo de Jesus nos recorda do nosso compromisso com a missão, destaca Padre Anchieta

Por Roberta Oliveira



A Igreja Católica celebra nesta segunda-feira, 8 de janeiro, o Batismo de Jesus, a alegria de vencer o mal. Por meio do compromisso assumido neste sacramento, a humanidade ganha a possibilidade de escolher o caminho do bem, o caminho que conduz à vida plena.


Para entendermos o significado deste momento, a gente conversou com o Padre José Anchieta Moura Lima. Ele ressalta que mais que um ritual, é um compromisso de vida assumido pelo cristão batizado.



Padre Anchieta lembra a importância do papel de João Batista, ao anunciar a vinda de Jesus Cristo.



Padre Anchieta reforça o papel da Pastoral que prepara as famílias para o momento de assumir o compromisso com a vida em Cristo por meio do Batismo.


Além disso, Padre Anchieta reforça que devemos manter vivo sempre nosso compromisso assumido pelo Batismo.





Festa Litúrgica do Batismo do Senhor, a alegria de vencer o mal

*Fonte: Canção Nova


Origens

No Oriente já celebrava a Epifania e o Batismo de Jesus, no ano 300, em 6 de janeiro, enquanto a Igreja do Ocidente comemorava esta festa apenas na Liturgia das Horas. Somente em 1969, com a Reforma Litúrgica, esta festa foi marcada no Domingo após a Epifania.


Após a Epifania

A Festa do Batismo ocorre na segunda-feira após a Epifania. Com essa festa, termina o ciclo de Natal, embora permaneça a possibilidade de se celebrar, em 2 de fevereiro, a Apresentação do Senhor ao Templo, “Luz dos povos” (também conhecida como festa das “Candeias”).


A Importância

Festa do Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo, na qual é admiravelmente declarado Filho amado de Deus, as águas são santificadas, o homem é purificado e toda a criação se alegra.


O Batismo

O batismo para os cristãos pode ser considerado como uma “porta” que conduz à santidade porque faz deles participantes da vida de Deus. A imersão de Jesus nas águas do Jordão é a imagem da entrada no coração de Deus. O Deus que compartilha o caminho da humanidade.


O Sacramento

Assim, no sacramento do Batismo, se evidencia a possibilidade dada ao homem de vencer o mal e de escolher o caminho do bem, o caminho que conduz à vida plena. Um caminho que se realizou plenamente em cada um dos santos e beatos recordados pela Igreja. E abrindo espaço a Deus, tornaram-se pontes de reconciliação entre o Senhor e o mundo. Portanto, a festa de hoje pode ser vista como mais uma das muitas “lições” de santidade que o ano litúrgico oferece aos crentes.


13 visualizações0 comentário
bottom of page