top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"A Cruz é um símbolo da nossa salvação": diz Dom Gil Antônio Moreira sobre Festa de Santa Cruz

Por Roberta Oliveira


Paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora estão em festa nesta quarta-feira, 14 de setembro, por dois motivos relacionados: a Festa da Exaltação da Santa Cruz e o Jubileu de Bom Jesus.


Em vídeo divulgado nas redes sociais da Arquidiocese, o Arcebispo Metropolitano, Dom gil Antônio Moreira destacou os significado destes momentos tão importantes para os cristãos.


Cruz como símbolo da salvação, destaca Dom Gil


A Festa da Exaltação da Santa Cruz está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém, por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma construída sobre o Monte do Gólgota; e a outra em Anástasis, local em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.


Isso ocorreu no ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis, após ser encontrada por Santa Helena.


No entanto, a santa cruz foi roubada por um rei persa e só recuperada no século 7, quando, segundo historiadores, o imperador Heráclio, levou a Santa Cruz às costas de Tiberíades até Jerusalém, onde a entregou ao patriarca Zacarias, no dia 3 de maio de 630, quando a Festa da Exaltação da Santa Cruz também a ser celebrada no Ocidente.


O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira explicou o significado da Festa de Exaltação da Santa Cruz para os católicos.


Em Juiz de Fora, há festa na Matriz do Bairro Bandeirantes. O Pároco da Paróquia Santa Cruz, Padre Renato Ferreira da Silva, SF, convida a todos para participarem.


No editorial do Jornal Boa Nova, Padre José Domício ressaltou como encontrar esperança na Cruz, que foi instrumento do martírio de Cristo e de tantos outros que viveram e defenderam a fé cristã.

"É o momento de recobrar ânimo e força na nossa caminhada", reflete Dom Gil


Além da Festa da Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro também é dia da festa de Bom Jesus. Dom Gil Antônio Moreira reforçou o convite à momento de espiritualidade neste jubileu relacionado ao Cristo.


Ao longo de toda a quarta-feira, haverá programação em Liberdade (MG). O Pároco e Reitor do Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, Padre Márcio Aurélio Neves convidou para a festa neste 14 de setembro.


Além disso, nesta quarta, 14, o Bom Jesus também é celebrado em Bom Jesus do Vermelho, área rural de Santa Rita de Ibitipoca e na capela do Bairro Jardim Bom Jesus, em Juiz de Fora.


Confira também:




23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page